Aprendizagem Baseada Em Problemas: O Mito E A Realidade

Authors

  • João Ozório R. Neto Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Cleize Silveira Cunha Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Cristiane Silveira Cunha Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Adriana Novaes Rodrigues Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Mauro Tavares Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n16.1028

Keywords:

métodos, educação médica, aprendizado

Abstract

Os autores avaliam de forma crítica, aspectos da chegada ao Brasil deste novo método de ensino nas escolas médicas. Comentam aspectos relacionados à sua implantação e analisam os resultados disponíveis na literatura sobre as avaliações do processo de ensino e das reais qualidades desta nova metodologia.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALTMANN, H. Influência do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e Pesquisa São Paulo, 2002; 28(1): 77-89.

BARROS, N.F. LOURENÇO, L.C.A. O ensino da saúde coletiva no método ABP: Experiência na faculdade de medicina de Marília.Rev Bras Educ Méd, 2006; 30(3)136-46.

BERKSON, L. PBL: have the expectations been met Acad Med,1993; 10:S79-S88.

CARRERO, E. et al.Comparison and lecture-based approach and PBL for teaching pré-anaesthetic assessment.

Disponível em www.journals.cambridge.org. Acessado em 17/09/07.

FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG. Internato Rural. Histórico, 2007.

Disponível em: www.ufmg.br/internatoruralhistorico.htm. Acessado em 16/09/07.

FANTASIA, R. Receita Americana para a reprodução da elite. Le monde diplomatique Brasil, 2004.

Disponível em ww.diplo.uol.com.br/imprima1020. Acessado em 09/11/07.

FEUERWERKER, L. Além do discurso da mudança na educação médica.São Paulo: Hucitec, 2002.

GLEW, R.H. The problem with PBL in medical education. BAMBED, 2003;31(1):52-6.

GOLDHABER, S.Z. Harvard reverts to tradition.Science,1973;181:1027-32.

JORNAL ELETRÔNICO DO CREMESP. Entrevista com o professor Antonio Carlos Lopes: Sem preceptor não há residência, 2007; 236-4.

Disponível em www.cremesp.com.br. Acesso em 18/09/07.

KOMATSU, R.S. et al. Aprendizagem baseada em problemas. Im: Marcondes E Gonçalves EL.Educação Médica.São Paulo: Sarvier,1998.

KWIZERA, E.N. and IMPUTO, J.E. The impact of PBL/CBE in the cognitive function of UNITRA medical students, 2003.

Disponível em www.cochrane.org/colloquia/capetown.PB03.html. Acessado em 16/09/07.

MORAES, I.N. Reciclagem de idéias.Vascular In, 2007; 19(5): 20-22.

NEWFIELD, C. A crise na universidade americana, o desmonte do ideal democrático. Le monde diplomatique Brasil, 2007.

Disponível em: www.diplo.uol.com.br/imprima1899. Acessado em 02/11/07.

PORTO, C.C. Exame Clínico.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.

RAW, I. Reformulação do ensino médico: A faculdade de medicina e a USP. Disponível em www.F:medicina.usp.htm. Acessado em 18/09/07.

SALGADO, J.A. Depoimentos ao Centro de Memória da Medicina da Faculdade de Medicina da UFMG. 1997.Disponível em: www.ufmg.br/memória. Acessado em 22/09/07.

SCHARTZMAN, S. Brazil: opportunity and crisis in higher education. Higher Education,1998;17(1):1-25.

SILVA JUNIOR, J.R. Pragmatismo e populismo na educação superior. São Paulo: Xamã,2005.

SMITS, P.B.A. PBL in continuing medical education: a review of controlled evaluation studies. BMJ, 2006; 324:153-55.

VOLTARELLI, JC. Mitos do ensino médico. Medicina Ribeirão Preto. 1998; 31(2): Editorial.

Published

2017-03-27

How to Cite

NETO, João Ozório R.; CUNHA, Cleize Silveira; CUNHA, Cristiane Silveira; RODRIGUES, Adriana Novaes; TAVARES, Mauro. Aprendizagem Baseada Em Problemas: O Mito E A Realidade. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 16, p. 79–84, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n16.1028. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1028. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Biológicas e da Saúde

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>