PhD, D, MSc ou M ? Uma questão de formação.
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n1esp.1188Palavras-chave:
pesquisa operacional, educação de pós-graduação.Resumo
Este artigo destina-se a fazer alguns esclarecimentos no que se refere ao uso de algumas letras que são postadas à frente dos nomes dos autores de artigos, quando se referem aos seus títulos.Downloads
Referências
ALMEIDA Jr, A., SUCUPIRA, N., SALGADO, C., ROCHA E SILVA, M., TRIGUEIRO, D., LIMA, A. A., TEIXEIRA, A., CHAGAS, V. E MACIEL, R. Definição dos cursos de pós-graduação - Parecer nº 977/65, C.E.Su, aprov. em 3-12-65.
BEIGUELMAN, B. Reflexões sobre a pós-graduação brasileira. In: PALATNIK, Marcos (org.) Pós-graduação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997, p. 33-47.
BOMENY, H. Newton Sucupira e os rumos da educação superior. Brasília: Paralelo 15 e CAPES. 2001.
CUNHA, L. A.. A universidade reformanda. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1998.
CRUZ, A. A.V. PhD ou D? Cartas ao Editor. Arq Bras Oftalmol. 2002; 65:495-6.
CURY, C. R. J. Qualificação pós-graduada no exterior. In: ALMEIDA, Ana Maria F., CANÊDO, Letícia Bicalho, GARCIA, Afrânio et al. Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras. Campinas: UNICAMP, 2004, p. 107-143.
CURY, C. R. J. Graduação/pós-graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação e Sociedade, Campinas, CEDES, v. 25, nº 88, especial out., 2004, p. 777-793.
LOBO, Y. A construção e definição de políticas de pós-graduação em educação no Brasil: a contribuição de Anísio Teixeira e Newton Sucupira. Tese de doutorado. Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 1991.
MARTINS, R. C. R. A pós-graduação no Brasil: uma análise do período 1970-90. Educação Brasileira, Brasília, CRUB, v. 13, nº 27, jul.-dez., 1991, p. 93-119.
MARTINS, R. C. R. A capacitação de docentes no sistema universitário brasileiro: políticas, estratégias, problemas e resultados. Estudos e Debates, Brasília, CRUB, nº 19, mar., 1999, p. 83-112.
NICOLATO, M. A. A caminho da lei n. 5.540/68: a participação de diferentes atores na definição da Reforma Universitária. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. II. 1986.
ROCHA NETO, I. A universidade pública, a formação de quadros e o país. In: VELLOSO, Jacques (org.). Universidade pública: política, desempenho e perspectivas. Campinas: Papirus, 1991, p. 77-105.
SAVIANI, D. A política educacional no Brasil. In: CÂMARA BASTOS, Maria Helena, STEPHANOU, Maria (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil – v. III, séc. XX. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 30-39.
SUCUPIRA, N. Antecedentes e primórdios da pós-graduação. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, ano 4, nº 4, out.-dez., 1980, p. 3-18.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.