A prática docente na educação infantil: o ambiente e as perspectivas da educação física
Palavras-chave:
Educação física, educação infantil, espaçosResumo
Analisar a Educação Física no contexto da Educação Infantil pode nos levar à afirmação de que a mesma exerce um papel fundamental, principalmente se levarmos em conta a diversidade de situações que a sua prática apresenta às crianças para descobrir e criar novos movimentos, além de restabelecer concepções acerca das ações. Diante disso, questionamos sobre qual seria o papel do profissional de Educação Física na Educação Infantil. Além disso, percebemos também a necessidade de investigar a adequação dos espaços destinados às atividades físicas e recreativas nas escolas. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada baseou-se numa revisão bibliográfica, e utilizou-se o método descritivo da bibliografia com o objetivo de expor as opiniões de diversos autores como Vygotsky (1988, 1998, 2001), Andrade Filho (2008), Freinet (2001), Le Boulch (2008), entre outros que abordam a questão da Educação Física aplicada à Educação Infantil como uma proposta que pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento global da criança. O presente estudo pretende prestar uma contribuição aos professores de Educação Física no que tange à sua atuação na Educação Infantil, fazendo com que a prática de atividades físicas em ambientes escolares voltadas para este segmento possa ser de grande valia para o desenvolvimento global da criança.
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