Educação ambiental: possível intervenção da educação física
Palavras-chave:
Escola. Educação ambiental. Corrida de orientação.Resumo
A imprescindível construção de um anel viário em São Paulo, o progresso, desenfreado e sem precedentes, concomitantemente com administração do poder público no desenvolvimento de políticas não sustentáveis, contribui de forma impactante na degradação do meio ambiente, mesmo com toda fiscalização desenvolvida pelos órgãos responsáveis que ainda identificam-se esforços em manter estas regiões protegidas. Foi focado no cenário anteriormente, que a intervenção da escola enquanto corpo de conhecimento faz-se necessário, com ações voltadas para uma educação sustentável e de proteção ao meio ambiente. A educação física integrada na proposta curricular pode intervir de maneira significativa colaborando com atividades que integre a preservação da natureza, se valendo de uma educação ambiental, através do esporte, corrida de orientação. A ludicidade como estratégia, permite que as aulas e o entendimento sejam mais agradáveis, promovendo coletivamente a interação do sujeito com o meio ambiente e sua consciência de agente participativo e colaborador na preservação por vivenciar experiências em ambientes naturais. Este trabalho busca investigar e refletir sobre as possibilidades didáticas e pedagógicas da corrida de orientação no espaço escolar, visando o desenvolvimento de uma apreensão do conhecimento de preservação ecológica. Como opção metodológica, este artigo foi desenvolvido na forma de ensaio, construindo saberes que possam atender ao tema em questão, sem querer esgotá-lo, tornando veemente a necessidade de outros estudos. Contudo a analise da educação ambiental e sua relação ao ambiente escolar, podem inferir um elemento importante na formação humana e para tanto, tenta identificar elementos em práticas esportivas que possam subsidiar a educação física em seu projeto de intervenção. Neste sentido, entendemos que, a corrida de orientação pode se tornar uma importante opção didático-pedagógica da educação física em seu projeto de inserção num plano de educação ambiental vivido pela escola.
Downloads
Referências
BARBIERI, José Carlos. Os problemas ambientais: educação ambiental legal. Brasília: MEC-Secretaria de Educação, 2002.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1996.
______. Programa parâmetros em ação, meio ambiente na escola: guia para atividades em sala de aula. Brasília: MEC 2001.
_______. Congresso Nacional, Lei 9394/96.
CARVALHO, Isabel C. M. Em direção ao mundo da vida: Interdisciplinaridade e Educação Ambiental. São Paulo: SEMA & IPÊ, 1998.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO. A história da CBO. Disponível em: <http://www.cbo.org.br/site/institucional/index.php>. Acesso em: 05/06/2007
COSTA, Renata de Sá Osborne. Educação física e desenvolvimento sustentável. Niterói: IEG, 2006.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. 4. ed. São Paulo: Papirus, 1993.
LAGO, Antônio & PÁDUA, José Augusto. O que é ecologia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MEDINA, João Paulo Subirá. A Educação Física cuida do corpo... e “mente”. São Paulo: Papirus, 1986.
OLIVA, Jaime Tadeu: Proposta pedagógica a Educação Ambiental na Escola; 2000; Comentário; programa Salto para o Futuro; 03/04/2000; São Paulo; BRASIL.
PASINI, Giovan. Disciplina de Orientação e o Currículo de Educação Física do Ensino Superior. Uma Inclusão Necessária, Artigo Científico, Universidade Vale do Rio Verde; Três Corações-MG; 2003.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SANTOS, Clóvis Roberto dos. Educação escolar brasileira: estrutura, administração e legislação. São Paulo: Pioneira, 1999.
TUBINO, Manoel José Gomes. O que é esporte. SP: Brasiliense, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.