Políticas e gestão na interface da Educação Especial e Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n49.3909Palavras-chave:
Produção do Conhecimento, Políticas e Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial do CampoResumo
Este texto objetivou investigar a triangulação entre a interface da temática Educação Especial, Educação do Campo e políticas públicas de educação, com vistas à gestão educacional e escolar. Trabalhou-se com fontes bibliográficas subsidiadas nas plataformas online em busca de teses e dissertações. A revisão bibliográfica foi analisada qualitativamente respaldada pela análise de conteúdo, a fim de explorar categorias temáticas e do procedimento emanaram: a) A Garantia das Condições para a Escolarização do Público-alvo da Educação Especial (PAEE) do Campo e b) Política Educacional e Gestão na Interface da Educação Especial do Campo. Identificou-se por meio do percurso metodológico que existe pouca produção do conhecimento relacionada ao objeto delimitado. Os principais resultados apontaram no campo da gestão da educação fragilidades na oferta e organização focalizada ao PAEE do Campo desvelando feitos deturpados nas instâncias governamentais frente aos documentos legais que asseveram tais modalidades educacionais. A gestão educacional e a gestão escolar precisam materializar ações que considerem as especificidades da população da Educação Especial do Campo, assegurando atendimento especializado que contemple suas particularidades culturais e sociais, em que possibilite acesso, permanência e participação do sujeito conforme seus modos de vida.
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