Técnicas de Fortalecimento da Musculatura Respiratória auxiliando o desmame do paciente em Ventilação Mecânica Invasiva
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n6.949Palavras-chave:
ventilação mecânica, músculo respiratório, fisioterapia, thresholdResumo
O fortalecimento muscular respiratório é realizado quando o paciente se encontra em Ventilação Mecânica Invasiva, com enfraquecimento da musculatura respiratória, o que impede o desmame da ventilação mecânica. Utilizamos para este tipo de tratamento o aparelho Threshold, que proporciona uma resistência no fluxo inspiratório e, consequentemente, havendo a necessidade de um maior trabalho da musculatura respiratória, assim fortalecendo toda a musculatura respiratória. Através de uma revisão de literatura, mostrou-se como a fisioterapia pode auxiliar na reabilitação dos pacientes em desmame da ventilação mecânica invasiva. Portanto, o objetivo desse trabalho é demonstrar a eficácia do fortalecimento muscular no desmame do ventilador mecânico. Em síntese, concluiu-se que a fisioterapia deve ser iniciada quando todos os parâmetros clínicos e hemodinâmicos do paciente estejam estabilizados, dando início ao desmame do ventilador mecânico, utilizando o aparelho threshold.Downloads
Referências
ANDREGHETTO C. J.; FORTI G. M. P. O treinamento muscular como alternativa para desmame difícil. 3 vol. Rio de Janeiro: Revista Fisioterapia Brasil 2002.
AZEREDO,CAC. Fisioterapia Respiratória Moderna, 4ª ed Editora Manole, 2004.
CARVALHO, C. R. R. Ventilação mecânica, 8 vol. São Paulo: Editora Astrazeneca, 2004.
COSTA D,et al. Efeitos do Treinamento muscular Respiratório Durante o Processo de Desmame da Ventilação Mecânica. Rev. Brás. Terap. Intens. 1999.
COSTA, D. Fisioterapia respiratória básica, 1 vol. São Paulo: Editora Atheneu, 1999.
DAVID CMN. Ventilação Mecânica: Da Fisiologia a Prática Clinica, Editora Revinte, 2001.
JARDIM JRB, FELTRIM MIZ. Fisiologia Muscular Respiratória, Editora Atheneu, 1998.
JUNIOR, CA, DO AMARAL G. Assistência Ventilatória Mecânica, Editora Atheneu, 1998.
KNOBEL, ELIAS, Terapia intensiva: Pneumologia e Fisioterapia Repiratória, Editora Atheneu, São Paulo, 2004.
KEITH L. MOORE E ARTHUR F. DALLEY Anatomia Orientada para Clínica Médica 4ª ed. Ed Guanabara Koogan 2001 RJ.
LUCE, JOHN M. Tratamento Respiratório Intensivo. 2ª edição, Rio de Janeiro, Editora Revinter, 1995.
PRESTO, B, Fisioterapia Respiratória: Uma Nova Visão. Rio de Janeiro: Editora: Bruno Presto, 2003.
WEST, JOHN B. Fisiologia Respiratória Moderna. 3a edição, São Paulo, Editora Manole,1990.
WWW.globalmed.com.br, autor: Powered by Idéia Click. Acesso: 19/03/2005, 17:00 Hs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.