A onda”: uma educação física crítica e democrática
Palavras-chave:
Educação física. Crítico-emancipatória. Cinema.Resumo
Assim como outras manifestações voltadas para a arte, as produções cinematográficas, por se tratarem muitas vezes de discussões acerca de ideologias e valores sociais que servem de ponto de partida para as discussões que envolvem seus argumentos, podem ser entendidas como expressões que viabilizam a compreensão do contexto sócio-político-cultural no qual estamos inseridos. Este estudo tem por objetivo discutir a possibilidade de diálogo entre uma produção cinematográfica e o cotidiano das aulas de Educação Física em ambiente escolar, utilizando a abordagem crítico-emancipatória como referência de uma educação reflexiva e crítica. Para a sua realização, a metodologia empregada baseou-se numa pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, além de uma sinopse interpretativa, com o intuito de esclarecer conceitos acerca do tema proposto. O diálogo proposto por esse estudo nos leva à compreensão de que, para que a Educação Física assuma um caráter crítico-emancipatório, percebe-se a necessidade da sua contribuição incessante para a busca do caminho para a construção dos valores que sustentam a sociedade.
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