Metodologia de Projetos em Design, Design Thinking e Metodologia Ergonômica: convergência metodológica no desenvolvimento de soluções em Design
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1112Palavras-chave:
Design, Metodologia, Projeto, ErgonomiaResumo
Este trabalho apresenta uma análise e revisão de alguns dos mais consagrados modelos de metodologia de projeto e metodologia ergonômica com o objetivo de identificar pontos de convergência e divergência entre eles e, a partir dessas informações, propor um novo modelo de abordagem metodológica, mais abrangente, que consiga unir os aspectos projetuais tradicionais e o Design Thinking às necessidades de se incluir fases dedicadas aos fatores humanos e ergonômicos no núcleo do processo de design e não mais como tópicos acessórios e pontuais.Downloads
Referências
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul; BELLOLI, Mariana (Tradutor). Design thinking: s.m. ação ou prática de pensar o design. BELLOLI, Mariana (Tradutor). Porto Alegre: Bookman, 2011.
ANÔNIMO. L. Bruce Archer. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/L._Bruce_ Archer. Acesso em: 02 janeiro 2013.
BAXTER, Mike. Projeto de Produto. Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. 2a ed. São Paulo, Editora Blücher Ltda, 2011.
BOMFIM, G. A. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1995.
BONSIEPE, G; KELLNER, P; POESSNECKER, H. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq/Coordenação editorial. 1984.
BÜRDEK, B. E. História, Teoria e Prática do Design de Produtos. Tradução Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blücher, 2010.
FRISONI, Bianca Cappucci. Ergonomia, metodologia ergonômica, “designing” para o uso humano. Dissertação de Mestrado - PUC-Rio, Rio de Janeiro. 2000.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para configuração dos produtos industriais. Tradução Freddy Van Camp. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2001.
MONTMOLLIN, Maurice de. Introducción a la ergonomia. Madrid: Aguilar, 1971.
MORAES, Anamaria de. Algumas estratégias para a implementação da pesquisa em Design considerando sua importância para a consolidação do ensino de Design. In: ESTUDOS EM DESIGN, NÚMERO ESPECIAL, (maio), 1997 Rio de Janeiro: Associação Estudos em Design do Brasil.
MORAES, Anamaria de; MONT ALVAO, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. 4. ed. rev., atual. e ampl. Teresópolis: 2AB, 2009.
MORAES, Anamaria de. O projeto ergonômico de espaços de trabalho: exemplos de estação de trabalho informatizadas. In: Anais do 2o Encontro Nacional de Conforto no Meio Ambiente Construído. Florianópolis. ANTAC/ABERGO/SOBRAC, 1993.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo, Ed. Martins Fontes. 2008.
VASCONCELOS, L. A. L. Uma Investigação em Metodologias de Design. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.