Educação física, esportes na natureza e educação ambiental na escola uma realidade no iepr instituto educacional de porto real
Palavras-chave:
Educação física. Educação ambiental. Sustentabilidade. Esportes na natureza.Resumo
As práticas mais comuns de educação ambiental, sejam na escola ou no contexto não escolar, ainda estão demasiadamente presas ao ensino sobre a natureza, para a natureza e, especialmente nas últimas décadas, na natureza. Nesse último caso, do ensino na natureza, os “estudos do meio” aparecem como propostas educacionais em contato direto com o “meio natural”, objetivando, por meio de atividades de sensibilização, a criação de laços supostamente perdidos pelo crescente distanciamento entre o ser humano e a natureza. Os estudos do meio baseiam-se em metodologias de educação ambiental que propõem visitas orientadas a ambientes conservados objetivando uma vivência prática com ênfase nos valores ambientais trabalhados em sala de aula. Nessa proposta, a criança cria suas próprias experiências, o que poderia contribuir para uma relação afetiva com o meio, para a construção da identidade corporal e para o desenvolvimento da autonomia e criatividade da criança. Nesse sentido, o objetivo principal seria criar uma afinidade dos indivíduos com o meio natural, pelo contato direcionado à natureza através de atividades de sensibilização à prática de trekking, mas com um componente interpretativo e contemplativo integradas ao meio, buscando uma consequente educação à preservação articulando assim uma relação de educação física com a educação ambiental. Segundo Rodrigues apud Barros e Dines (2000), há realmente uma relação direta entre o envolvimento de indivíduos em práticas na natureza e a incorporação de uma ética voltada à conservação dos ambientes que gostam de frequentar. Os autores destacam que isso ocorre pelo crescente sentimento de segurança e bem-estar que o indivíduo sente conforme vivência o meio natural, crescendo também o interesse em se informar sobre os ambientes que visita. Sendo assim estruturei a prática de esportes na natureza no conteúdo das aulas de educação física, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino e aprendizagem, participando ativamente e refletindo sobre uma prática sustentável. Então coloco alguns possíveis roteiros para que eles escolham isso em votação e listo aqui alguns roteiros que foram escolhidos pelos alunos para realização de nossa aulas extra muros: Pico das Agulhas Negras, Costão do Pão de Açúcar, Pico da Pedra Selada, Cachoeira Santa Clara, Cachoeira do Escorrega e Poção de Maromba, Esec Tamoios, Projeto Berçários Marinhos em Tarituba-Paraty entre outros.
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