Psicopedagogia educacional e as crianças com Síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n50.3947

Palavras-chave:

Psicopedagogia Educacional, Síndrome de Down, Ensino Colaborativo, Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como tema a Psicopedagogia Educacional voltada ao atendimento de crianças com Síndrome de Down e aborda dificuldades encontradas por muitos profissionais da educação, principalmente docentes e coordenadores pedagógicos de escolas públicas, para lidarem com problemas de aprendizagem comuns a este público. Objetiva contribuir para que o professor possa transformar sua concepção sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças com base no apoio que estratégias psicopedagógicas, aliadas ao trabalho colaborativo, podem demandar na superação de dificuldades da prática pedagógica. O suporte da Psicopedagogia Educacional ao trabalho pedagógico voltado ao acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dessas crianças, tem possibilidades efetivas de transformar a prática educativa observada nesses contextos de inclusão, induzindo melhorias nas aprendizagens das crianças e no desenvolvimento profissional dos educadores.

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Biografia do Autor

Andresa Couto Garcia, UNITAU

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera de Taubaté (2015). Possui Pós Graduação em Psicopedagogia pela Anhanguera Taubaté (2016),Cursando Mestrado em Educação.Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atualmente sou professora na Escola Educar e Crescer, na Educação Infantil e na Faculdade Mackenzie como tutora nos cursos de graduação.

Cristovam da Silva Alves, UNITAU

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP. Graduado em Ciências com Habilitação em Biologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP (1983) e em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Camilo Castelo Branco/SP (1986). Atualmente é professor colaborador no Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté - MPE/UNITAU. É supervisor escolar aposentado na Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa "Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias do MPE/UNITAU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando nos temas: formação inicial e continuada de professores, identidades, desenvolvimenteo profissional, profissionalidade e pesquisa colaborativa.

Suelene Regina Donola Mendonça, UNITAU

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Deficientes da Áudio Comunicação pela Universidade de Taubaté (1981), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professora da Educação Básica II - Educação Especial (Def. Auditivos). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1982-2012). Atualmente. Professora Assistente III da Universidade de Taubaté, lotada no Departamento de Pedagogia, concursada na disciplina de Didática,, membro NDE do mesmo Departamento. Professora e membro da Comissão de Pós-graduação em Educação (CPG-ED) do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté , atuando na linha Educação inclsuiva e diversidade socioculturall.Coordenadora e psicopedagoga do Programa de Atendimentos de Estudantes aos Necessidades Educacionais Especiais (PAENEE) vinculado a Pro-reitoria Estudantil da Universidade de Taubaté. Atuou na coordenação de área de subprojeto da licenciatura em Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)da CAPES.(2015-2018).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Inclusivas, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação especial, educação inclusiva, educação de surdos, desenvolvimento, ensino e aprendizagem. 

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

DE PAULA ABREU DOMINGOS, Ana Cristina; COUTO GARCIA, Andresa; DA SILVA ALVES, Cristovam; REGINA DONOLA MENDONÇA, Suelene. Psicopedagogia educacional e as crianças com Síndrome de Down. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 17, n. 50, p. 1–10, 2022. DOI: 10.47385/cadunifoa.v17.n50.3947. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3947. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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