A prática docente na educação infantil: o ambiente e as perspectivas da educação física

Autores/as

  • Ariane Figueiredo Silva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Cláudio Delunardo Severino Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Palabras clave:

Educação física, educação infantil, espaços

Resumen

Analisar a Educação Física no contexto da Educação Infantil pode nos levar à afirmação de que a mesma exerce um papel fundamental, principalmente se levarmos em conta a diversidade de situações que a sua prática apresenta às crianças para descobrir e criar novos movimentos, além de restabelecer concepções acerca das ações. Diante disso, questionamos sobre qual seria o papel do profissional de Educação Física na Educação Infantil. Além disso, percebemos também a necessidade de investigar a adequação dos espaços destinados às atividades físicas e recreativas nas escolas. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada baseou-se numa revisão bibliográfica, e utilizou-se o método descritivo da bibliografia com o objetivo de expor as opiniões de diversos autores como Vygotsky (1988, 1998, 2001), Andrade Filho (2008), Freinet (2001), Le Boulch (2008), entre outros que abordam a questão da Educação Física aplicada à Educação Infantil como uma proposta que pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento global da criança. O presente estudo pretende prestar uma contribuição aos professores de Educação Física no que tange à sua atuação na Educação Infantil, fazendo com que a prática de atividades físicas em ambientes escolares voltadas para este segmento possa ser de grande valia para o desenvolvimento global da criança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-07-18

Cómo citar

SILVA, Ariane Figueiredo; SEVERINO, Cláudio Delunardo. A prática docente na educação infantil: o ambiente e as perspectivas da educação física. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1 Esp, p. 7, 2018. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1660. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Educação Física

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>