Nível de coordenação motora de crianças da Rede Municipal de Ensino de Quatis-RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n40.1691Palavras-chave:
Educação Física, coordenação motora, educação infantil.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o nível de coordenação motora de crianças da rede municipal da cidade de Quatis - RJ, a considerar sexo e faixa etária dos sujeitos. A coordenação motora é vista como a relação harmoniosa dos sistemas nervoso, sensorial e musculoesquelético com o intuito de produzir ações eficazes e equilibradas. Para a sua avaliação, são conhecidos métodos distintos, dentre eles o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK), que permite a identificação de fatores que tornam os movimentos limitados, o que possibilita a percepção das ações a serem empregadas em programas voltados para o desenvolvimento do mesmo. Os resultados obtidos revelaram que o nível de coordenação motora das crianças avaliadas está classificado entre o considerado normal e com perturbações na coordenação. Percebeu-se também que quando os níveis de coordenação motora foram analisados separadamente por gênero, não houve uma diferença significativa entre os dois grupos.
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