Educação física em creches: um estudo de caso a partir da percepção de professoras do município de Pinheiral – RJ

Autores

  • Cláudio Delunardo Severino Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Amanda Santos Rezende Cardoso Correa Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.1547

Palavras-chave:

Educação física. Creche. Educação infantil.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender a percepção de professoras regentes acerca da Educação Física como componente curricular nas aulas de creche no município de Pinheiral - RJ. Para tal, foi realizado um estudo de caso com o intuito de descrever e interpretar os significados e experiências dos sujeitos da pesquisa, por meio de entrevista semiestruturada. A construção do referido instrumento de coleta de dados se baseou nas categorias construídas a partir da revisão bibliográfica relacionada ao processo metodológico de avaliação. Entendendo a importância do professor de Educação Física no contexto das creches localizadas no município de Pinheiral-RJ a partir da narrativa dos sujeitos entrevistados, fazem-se necessárias medidas antes de tudo de conscientização frente aos órgãos públicos, buscando intervenções para a inclusão desses profissionais nas atividades da Educação Infantil, buscando dessa forma a qualidade de ensino.

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Biografia do Autor

Cláudio Delunardo Severino, Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

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Publicado

11-12-2018

Como Citar

SEVERINO, Cláudio Delunardo; CORREA, Amanda Santos Rezende Cardoso. Educação física em creches: um estudo de caso a partir da percepção de professoras do município de Pinheiral – RJ. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 38, p. 109–120, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n38.1547. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1547. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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