A prática docente na educação infantil: o ambiente e as perspectivas da educação física
Keywords:
Educação física, educação infantil, espaçosAbstract
Analisar a Educação Física no contexto da Educação Infantil pode nos levar à afirmação de que a mesma exerce um papel fundamental, principalmente se levarmos em conta a diversidade de situações que a sua prática apresenta às crianças para descobrir e criar novos movimentos, além de restabelecer concepções acerca das ações. Diante disso, questionamos sobre qual seria o papel do profissional de Educação Física na Educação Infantil. Além disso, percebemos também a necessidade de investigar a adequação dos espaços destinados às atividades físicas e recreativas nas escolas. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada baseou-se numa revisão bibliográfica, e utilizou-se o método descritivo da bibliografia com o objetivo de expor as opiniões de diversos autores como Vygotsky (1988, 1998, 2001), Andrade Filho (2008), Freinet (2001), Le Boulch (2008), entre outros que abordam a questão da Educação Física aplicada à Educação Infantil como uma proposta que pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento global da criança. O presente estudo pretende prestar uma contribuição aos professores de Educação Física no que tange à sua atuação na Educação Infantil, fazendo com que a prática de atividades físicas em ambientes escolares voltadas para este segmento possa ser de grande valia para o desenvolvimento global da criança.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.