As competências do professor de educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1639Palavras-chave:
Educação física. Competências. Escolas.Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir quais são as competências inerentes ao docente de Educação Física, assim como quais seriam as estratégias que possibilitariam ao professor adquirir conhecimentos e técnicas diversificadas para ministrar aulas com relativo êxito, atingindo assim os objetivos propostos pelos Planos de Componentes Curriculares. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada baseou-se numa pesquisa bibliográfica, e utilizou-se o método descritivo da bibliografia com o objetivo de expor as opiniões de diversos autores como Neira (2006), Arantes (2007), Barbosa (2001) e outros que abordam o tema em questão, além de estabelecer um conceito adequado sobre o que vem a ser competência profissional. Acreditamos que o profissional de Educação Física Escolar tem que apresentar um grande comprometimento com suas funções e também com as propostas pedagógicas da instituição educacional a qual está vinculado, pois ele é responsável pela formação global de seus alunos.
Downloads
Referências
ASSIS, S. Reinventando e esporte: possibilidades da prática pedagógica. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
BARBOSA, C. L. A. Educação física escolar: as representações sociais. Rio de Janeiro: Shape, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação do Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 15 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, S. C.; SOUZA JUNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.
GHILARD, R. Formação profissional em educação física:a relação teoria e prática. 1998. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/04n1/4n1_ART01.pdf>. Acesso em: 22/março/2010.
GHIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física Progressista: a prática crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. 7 ed. São Paulo: Loyola, 2001.
KUNZ, E.Transformação didático-pedagógica do esporte.3 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
MAGALHÃES, E.; ARANTES, A. C. A competência profissional e o professor de Educação Física.2007. Disponível em: www.efdeportes.com/.../a-competencia-profissional-e-o-professor-de-educacao-fisica.htm. Acesso em: 12 out. 2009.
MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.
NEIRA, M. G. Educação física: desenvolvendo competências. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2006.
NUNO, R. Competências do professor de educação física:um estudo com professores da rede pública. 2008. Disponível em: . Acesso em: 09/março/2010.
OLIVEIRA, A. L. O profissional de educação física e a responsabilidade legal que o cerca: fundamentos para uma discussão. 2003. Disponível em: <http://www.pg.cefetpr.br/ppgep/Ebook/cd_Simposio/artigos/comunicacao_oral/art4.pdf>. Acesso em: 22/março/2010.
PERRENOUD, P. et al. Formando professores profissionais:quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.
SANTIAGO, L. V; FUMES, N. L. F 17. (Orgs). Diferentes olhares sobre a educação física na escola. Maceió: EDUFAL, 2005.
TAFFAREL, C.N.Z., SOARES, C. L., ESCOBAR, M. O. A Educação Física escolar na perspectiva do século XXI. In: MORElRA, W. W. (org.). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.
VENÂNCIO, S; FREIRE, J. B. O jogo dentro e fora da escola.Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.