Prevalência de depressão e ansiedade em professores da rede pública na era Covid-19

Autores/as

  • Cristie Fernanda Alves Ruas Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
  • Waléria Nazareth Oliveira Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
  • Laura Lilian Ferreira Silva Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
  • Raquel Schwenck de Mello Vianna Mello Soares Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Diamantina, Minas Gerais, Brasil
  • Wellington Danilo Soares Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n49.3691

Palabras clave:

Estresse. Ansiedade. COVID 19. Professores. Educação.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de ansiedade e depressão em professores na pandemia do Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, comparativa e transversal.  A amostra foi constituída de 56 professores da rede pública estadual da cidade de Montes Claros-MG. Foram identificados 51,8% dos avaliados com algum tipo de ansiedade e 52,6% com níveis de depressão, sendo que 75% dos investigados afirmaram não fazer tratamento psicológico. Ao final pode-se depreender que houve uma alta prevalência de ansiedade e depressão na amostra pesquisada. Sendo indispensável à implantação de uma política educacional que priorize a saúde psíquica dos educadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristie Fernanda Alves Ruas, Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Acadêmica de Psicologia na Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI

Waléria Nazareth Oliveira, Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Acadêmica de Psicologia na Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI

Laura Lilian Ferreira Silva, Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

MBA em Administração de Empresas: ênfase em Gestão de Pessoas. Coordenadora do curso de Psicologia na Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI

Raquel Schwenck de Mello Vianna Mello Soares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Santa Fé – Argentina. Docente no departamento de Educação na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Wellington Danilo Soares, Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em ciências da saúde pela Universidade Estaduial de Montes Claros - Unimontes.

Citas

CACCIARI, P.; HADDAD, M.C.L.; DALMAS, J.C. Nível de estresse em trabalhadores readequados e readaptados em universidade estadual pública. Rev Texto Contexto Enferm, v. 2, n. 25, e4640014, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.60268

COSTA, R.Q.F.; SILVA, N.P. Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental. Pro-Posições, v. 30, e20160143, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0143

DIEHL, L.; MARIN, A. H. Adoecimento Mental em Professores Brasileiros: Revisão Sistemática da Literatura. Est Inter Psicol, v. 7, n. 2, p. 64-85, 2016. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p64

EACHEMPATI, P. & RAMNARAYAN, K. (2020). Covido-pedago-phobia. Med Educ, v. 54, n. 8, p. 678-680, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/medu.14257

HASLAM, C.; ATKINSON, S.; BROWN, S.S.; HASLAM, R.A. Anxiety and depression in the workplace: effects on the individual and organization. J. Affect. Disord, v. 88, p. 209-215, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jad.2005.07.009

KESSLER, R. C.; ORMEL, J.; PETUKHOVA, M. Development of lifetime comorbidity in the World. Arch Gen Psychiatry, v. 68, n. 1, p. 90-100, 2011. DOI: https://doi.org/10.1001/archgenpsychiatry.2010.180

MARQUES, R. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 31-46, 2020.

MICHAELIS, P. Moderno Dicionário online de língua Portuguesa. Melhoramentos, 2018.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: http://portal.ministeriodasaude.gov.br/. 2020. Acesso em: 16 set.20.

MONTEIRO, B.M.M.; SOUZA, J.C. Saúde mental e condições de trabalho docente universitário na pandemia da COVID 19. Research Society Development, v. 9, n. 9, e468997660, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7660

MORIN, C. M.; CARRIER, J. The acute effects of the COVID -19 pandemic on insomnia and psychological symptoms. Sleep Medicine, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sleep.2020.06.005

OLIVEIRA, L. R.; LEITE, J. R. O perfil da saúde dos educadores: evidenciando o invisível. Retratos da Escola, 6(11), 463-477, 2012.

ROLIM, J. A.; OLIVEIRA, A. R.; BATISTA, E. C. Manejo da Ansiedade no Enfrentamento da Covid-19. Rev Enferm Saúde Colet, v.4, n.2, p.64-74, 2020. DOI: https://doi.org/10.51234/aben.20.e01.c12

REIS, N.; OLIVEIRA, C. C.; ANDRADE, A. G. COVID-19 e o calendário escolar brasileiro: medo e frustração. Rev Inov Social, v.2, n.1, 52-68, 2020.

SANCHEZ, H. M.; et al. Impacto da saúde na qualidade de vida e trabalho de docentes universitários de diferentes áreas de conhecimento. Ciênc Saúde Colet, v. 24, n. 11, p. 4111-4122, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.28712017

SILVA, T. R.; CARVALHO, E. A. Depressão em professores universitários: uma revisão da literatura brasileira. Rev. Uningá, v. 28, n. 1, p. 113-117, 2016.

SILVA, A. F.; ESTRELA, F.; LIMA, N. S.; ABREU, C. T. A. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Rev Saúde Colet., v. 30, e300216, p.1-4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-73312020300216

SOUZA, V. D.; et al. Fatores associados ao estresse ocupacional entre trabalhadores de uma instituição ensino de superior. Rev Uningá, n. 56, n. 2, p. 134-142, 2019.

TOSTES, M. V.; ALBUQUERQUE, G. S. C.; SILVA, M. J. S.; PETTERLE, R. R. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde Debate, v. 42, n. 116, p. 87-99, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201811607

VASCONCELOS, C.; FEITOSA, I. O.; MEDRADO, P.L.R.; BRITO, A.P.B. O Novo coronavírus e os impactos psicológicos da quarentena. Desafios - Rev Interdiscipl Universidade Federal do Tocantins, v. 7, n. Especial-3, p. 75-80, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8816

WANG, J.; WANG, Z. Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) Analysis of China’s Prevention and Control Strategy for the COVID-19 Epidemic. Int J Environ Res Public Health, v.17, n.7, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17072235

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Depression and other common mental disorders: global health estimates. Genebra: WHO, 2017.

Publicado

2022-08-02

Cómo citar

RUAS, Cristie Fernanda Alves; OLIVEIRA, Waléria Nazareth; SILVA, Laura Lilian Ferreira; SOARES, Raquel Schwenck de Mello Vianna Mello; SOARES, Wellington Danilo. Prevalência de depressão e ansiedade em professores da rede pública na era Covid-19. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 17, n. 49, p. 165–171, 2022. DOI: 10.47385/cadunifoa.v17.n49.3691. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3691. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.