Skorpion – kit para transformação de motocicletas em triciclos

Autores/as

  • L. Souza UniFOA – Centro Universitário Volta Redonda
  • M. Ennes UniFOA – Centro Universitário Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2180

Palabras clave:

Design de produto, motocicleta, triciclo, cabine

Resumen

O acelerado crescimento dos grandes centros urbanos está causando cada vez mais problemas à mobilidade do ser humano. O trânsito de pessoas e veículos cresce desordenadamente, criando assim grandes dificuldades para população mundial se locomover com rapidez e eficácia. Tornando assim um trajeto curto em uma dificultosa e cansativa tarefa. O presente trabalho visa o desenvolvimento de um kit para transformação de motocicletas com motor de baixa cilindrada em um triciclo totalmente fechado, sendo adaptada uma cabine que isola o meio externo do interno. Esse conceito tem como prioridade unir a comodidade de veículos fechados, como os carros, com a eficácia de veículos leves e de pequeno porte. Duas rodas dianteiras são fixadas na estrutura totalmente original do veículo, no entanto, sem perder a inclinação lateral e movimentos de direção que uma motocicleta necessita para suas manobras. Assim toda a estabilidade e segurança são mantidas ou até melhoradas. O veículo desenvolvido gera o conforto necessário para duas pessoas, usufruindo de um ambiente fechado, que gera proteção das intempéries do meio externo. Os ocupantes seguem exatamente as posições em que ficariam em uma motocicleta original, sem gerar, portanto, inclinações e posições desnecessárias. O que levaria a situações desconfortantes e cansativas. O resultado final do projeto se resume em um triciclo com conforto e comodidade, aliado a redução de consumo de combustível, baixo custo de manutenção e grande facilidade de locomoção em ambientes de fluxo intenso de veículos.

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Publicado

2012-10-30

Cómo citar

SOUZA, L.; ENNES, M. Skorpion – kit para transformação de motocicletas em triciclos. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 362, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2180. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2180. Acesso em: 25 nov. 2024.

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