Agarras para Paredes de escalada: uma abordagem sustentável através do ecodesign
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2088Palavras-chave:
Design de produto, ecodesign, compósitos, agarras, atividades de aventuraResumo
A cada dia torna-se mais comum encontrar paredes de escalada em academias, parques, hoteis fazenda e em outras áreas lazer. Pode-se atribuir a expansão e o crescente interesse dos brasileiros pelas atividades de aventura às ações governamentais implementadas pelo Ministério do Turismo. A parede de escalada é um conjunto artificial de planos, plugs (agarras), elementos de fixação e de segurança onde se pratica escalada em locais públicos e privados. Observa-se que as estruturas e as agarras destes equipamentos são projetadas desconsiderando os requisitos ambientais e de sustentabilidade, gerando resultados com custos ambientais graves. Assim sendo, o Projeto de Iniciação Científica, em andamento, visa desenvolver moldes de agarras de tamanhos diferentes a partir de materiais cerâmicos simples e de polyester reforçado com fibras naturais, possibilitando a comparação dos fabricados atualmente com resina de polyester e resíduos de mármore. Iniciou-se o projeto pela revisão bibliográfica sobre o assunto, passando-se para o estudo dos materiais cerâmicos, os compósitos de poliester carregados com fibras naturais, os processos de fabricação e das bases conceituais e práticas da projetação através do Ecodesign. Confeccionar-se-á matrizes de agarras em clay de modelagem, a retifica dos modelos com o objetivo de corrigir eventuais falhas nas matrizes/modelos das peças, na sequência serão fabricados os moldes em gesso e em silicone de moldagem e por fim a fabricação de peças através do processo de fundição/colagem de barbotina de cerâmicos e em fundição de resina de poliéster reforçada com fibras de bagaço de cana. Finalmente, serão feitos testes para verificar as propriedades mecânicas das peças e testes de usabilidade com um muro de escalada com agarras fabricadas em compósitos poliméricos e cerâmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.