Sitronel repelente contra insetos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2179Palavras-chave:
Design de produto, Biomimética, biônica, plantas carnívoras, repelenteResumo
A prática de atividades ao ar livre expõe o homem ao contato direto com insetos que podem ou não transmitir doenças, além do grande incômodo causado pela picada dos mesmos. Aproximadamente, 700 milhões de pessoas adoecem por picadas de insetos ao ano, e destas, mais de 40 milhões. A maioria dos repelentes de insetos entra em contato direto com a pele através de sprays, cremes, loções ou óleos, podendo causar irritação ou desconforto. As pesquisas sobre a ação de plantas como repelentes naturais tem se desenvolvido e o uso de substâncias repelentes extraídas de plantas apresentam vantagens quando comparado ao uso de produtos sintéticos. A planta popularmente, conhecida como “capim-citronela” (Cymbopogon Winterianus), tem o poder de afastar as pragas devido ao óleo essencial que contém mais de 80 componentes, entre eles o citronal, geraniol e limoneno. Com estas premissas o produto visa proteger escoteiros, campistas, turistas, excursionistas, praticantes ocasionais e montanhistas experientes com as vivências significativas ao ar livre, de todas as idades, do incomodo causado pelos mosquitos e suas picadas. Utilizou-se a Biônica e a Biomimética, para conceber as formas a partir dos estudos de “plantas carnívoras” das quatro famílias principais: Nepenthaceae, Sarraceniaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae até obter-se uma forma orgânica simples e funcional. O produto foi desenvolvido em dois tamanhos. O primeiro, para ambientes fechados e o segundo para ser utilizado individualmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.