Mosquetões Hms: um estudo comparativo de usabilidade
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2156Palavras-chave:
Design de produto, ergonomia, usabilidade, mosquetões, atividades de aventuraResumo
A conquista do Mont Blanc, em 1786, marca o surgimento do montanhismo. Inicialmente, os equipamentos e os recursos eram reduzidos criando inúmeros problemas na cadeia de segurança da escalada, provocando acidentes diversos. As cordas, os mosquetões e uma quantidade significativa de ferramentas fazem parte dos equipamentos de proteção individual e coletiva do montanhista, que variam de acordo com a modalidade e o terreno onde a atividade é praticada. O mosquetão foi criado pelos bombeiros de Munique, Alemanha que já o utilizavam em 1860. Otto Herzog (1888-1964), alpinista alemão, utilizou-o pela primeira vez numa escalada na década de 1920. Os Mosquetões tipo “H” ou “HMS” (halbmastwurfsicherung) destacam-se pela variedade de formas e dispositivos de segurança, bem como, por sua multifuncionalidade. Assim sendo, este Projeto de Iniciação Científica tem por objetivo realizar um estudo comparativo de Usabilidade de três modelos de mosquetões HMS, devidamente aprovados pela UIAA-União Internacional de Associações de Alpinismo (Union Internationale des Associations d’Alpinisme) e portadores do selo CE-Conformidade Européia (Conformité Européenne); visando estabelecer o nível de satisfação, eficácia e eficiência no que refere-se ao conforto postural, adequação dimensional, segurança, facilidade de manipulação, compatibilidade de movimentação, minimização de esforços, facilidade da manutenção, objetivação da tarefa e emoção do usuário no processo de uso do produto. Para tal elaborou-se o referencial teórico a partir da bibliografia especializada, elaborou-se um questionário de opinião e um diferencial semântico a serem aplicados aos alunos da disciplina de Metodologia de Ensino de Esportes de Aventura, do 8o período de Educação Física, do UniFOA, para posterior cotejamento, análise e discussão dos resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.