Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o curso de Design do UniFOA
Palavras-chave:
Ambientes virtuais de aprendizagem, Second Life, OpenSimulator, AvatarResumo
Com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação, a sociedade vem experimentando, desde o final do século passado, sucessivas mudanças de comportamento em áreas distintas, como o entretenimento, as atividades profissionais e no meio acadêmico. Nesta primeira década do século 21 observamos um aumento dessas mudanças com o surgimento de novas ferramentas, genericamente denominadas como mídias sociais, que englobam redes sociais, sites de compartilhamento de conteúdo em vídeo, blogs, microblog e mundos virtuais. Essas ferramentas vêm se tornando cada vez mais importantes no cotidiano de nossos alunos e também de um número crescente de professores, que inclusive desenvolvem pesquisas multidisciplinares com o objetivo de melhor entender o fenômeno por detrás dessas mudanças e de tentar antecipar soluções ou elaborar as melhores práticas para os anos vindouros. Pudemos constatar no decorrer desta década, tanto em Cursos de Design como no de Jogos Digitais (Games), que a sala de aula, os docentes e as instituições de ensino de todos os níveis deverão ser capazes de assimilar essas transformações para poderem atender ao alunado, atual e futuro, de forma coerente com a realidade com que estes interagem fora dos ambientes tradicionais de aprendizagem. Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de adoção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s), em especial o segmento de mundos virtuais tridimensionais e o seu impacto na sala de aula tradicional. Desde experiências que vem sendo realizadas no mundo virtual Second Life até aquelas que se utilizam de uma tecnologia de código aberto batizada de Open Simulator, a qual está sendo adotada para criar um ambiente dedicado a projetos acadêmicos para o Curso de Design do UniFOA.
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