Avaliação do conhecimento de alunos de medicina sobre instalação da cárie dentária em lactentes e pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2284Palabras clave:
cárie dentária, lactentes, pré-escolares, gestantesResumen
O quadro epidemiológico de cárie em pré-escolares brasileiros ainda é preocupante, considerando-se sua manifestação precoce e a forte associação com os fatores socioeconômicos. Sabe-se que quando hábitos saudáveis são ensinados em idade precoce, as ações educativas em saúde a serem implementadas mais tarde podem se basear no reforço de rotinas já estabelecidas. Assim, mães de crianças jovens e gestantes devem ser a população- alvo para programas de educação em saúde bucal. Médicos pediatras que acompanham o desenvolvimento da criança rotineiramente desde o nascimento estão em condições ideais para orientar os pais sobre os cuidados preventivos, incluindo hábitos dietéticos, higiene oral e uso de flúor, e também detectar precocemente sinais de cárie dentária, alertando os pais quando estes são identificados. Para efetivação desse trabalho está sendo realizado uma revisão de literatura e a aplicação de um questionário pelos responsáveis do projeto aos alunos do sétimo e oitavo períodos do curso de medicina do UniFOA. Justifica-se com isso, possibilitar aos alunos da medicina conhecimentos sobre etiologia da cárie dentária na infância, bem com seus fatores de risco. O objetivo do trabalho é avaliar o conhecimento dos alunos de medicina do UniFOA sobre etiologia e fatores de risco da cárie dentária na infância. O presente trabalho não apresenta resultados, pois encontrasse em fase de coleta inicial de dados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.