Levantamento da incidência de prolongamento do processo estilóide e/ou calcificação do ligamento estiloióideo em radiografias panorâmicas
Palavras-chave:
síndrome de Eagle, processo estilóide, ligamento estiloióideo, radiografia panorâmicaResumo
A Síndrome de Eagle tem sido associada a uma variedade de sintomas, destacando-se a dor, usualmente unilateral, referida para a garganta, língua, olhos, terço médio da face, ATM e ouvido. É caracterizada pela presença de prolongamento do processo estilóde e/ou calcificação do ligamento estiloióideo, alterações que podem ser observadas em radiografias panorâmicas comumente utilizadas em clínicas e consultórios odontológicos durante tratamento de rotina. Quinhentas radiografias panorâmicas pertencentes ao arquivo da Disciplina de Patologia Bucal do Curso de Odontologia do UniFOA, serão avaliadas em relação a alterações anatômicas associadas à Síndrome de Eagle. Para avaliação das radiografias será utilizado negatoscópio de 1 corpo, à base de luz fria e composto por 2 lâmpadas fluorescentes, 110/220V, construído em chapa de aço esmaltada, com frente de acrílico leitoso, e possuindo fixação de RX por roletes. Área útil de 0,37m de largura, e 0,47m de altura (Santa Luzia – Brasil). As radiografias serão inicialmente avaliadas pelos alunos participantes da pesquisa, e posteriormente pelos professores orientadores. Os dados serão catalogados em planilha elaborada pelos professores orientadores, utilizando-se o Microsoft Excel 2007. Os resultados serão apresentados sob a forma de gráficos e tabelas. O presente trabalho tem como objetivo gerar maiores informações à respeito da incidência de alterações radiográficas associadas à Síndrome de Eagle, no intuito de orientar os cirurgiões dentistas e alunos de graduação em Odontologia, bem como avaliar sua incidência em Volta Redonda, ainda desconhecida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.