Estudo sobre conhecimento de alunos de educação física sobre primeiros socorros envolvendo avulsão dentária
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2331Palavras-chave:
traumatismo dentário, lesões dentárias traumáticas, avulsão dentáriaResumo
A abordagem preventiva está sendo incorporada ao cotidiano dos profissionais de saúde e aos anseios dos pacientes, devido à filosofia de promoção de saúde que entrou em voga nas últimas décadas. Porém, a despeito dos avanços, ainda são reconhecidas falhas na educação e prevenção das doenças bucais. Estudos epidemiológicos têm demonstrado que lesões traumáticas dentárias são bastante frequentes, hoje considerados agravos, passíveis de prevenção. Além disso, o pronto atendimento a essas lesões, principalmente às avulsões dentárias, determina o prognóstico do caso. Os fatores etiológicos de lesões traumáticas são vários, entre eles destacando-se as quedas e confrontos físicos em atividades esportivas, recreações, ou mesmo práticas em educação física. De acordo com a literatura, o nível de conhecimento sobre traumatismo dentário dos professores de educação física é baixo. A hipótese deste projeto consiste numa possível falha de informação aos acadêmicos de educação física, o que prejudica as ações preventivas e os primeiros socorros em relação aos traumatismos dentários. O que se pretende é identificar o nível de conhecimento dos alunos do curso de educação física do UniFOA, através da aplicação de questionários direcionados aos dois primeiros e aos dois últimos períodos do Curso, identificando possíveis falhas nas orientações recebidas.
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