Estudo sobre conhecimento de alunos de educação física sobre primeiros socorros envolvendo avulsão dentária
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2331Palabras clave:
traumatismo dentário, lesões dentárias traumáticas, avulsão dentáriaResumen
A abordagem preventiva está sendo incorporada ao cotidiano dos profissionais de saúde e aos anseios dos pacientes, devido à filosofia de promoção de saúde que entrou em voga nas últimas décadas. Porém, a despeito dos avanços, ainda são reconhecidas falhas na educação e prevenção das doenças bucais. Estudos epidemiológicos têm demonstrado que lesões traumáticas dentárias são bastante frequentes, hoje considerados agravos, passíveis de prevenção. Além disso, o pronto atendimento a essas lesões, principalmente às avulsões dentárias, determina o prognóstico do caso. Os fatores etiológicos de lesões traumáticas são vários, entre eles destacando-se as quedas e confrontos físicos em atividades esportivas, recreações, ou mesmo práticas em educação física. De acordo com a literatura, o nível de conhecimento sobre traumatismo dentário dos professores de educação física é baixo. A hipótese deste projeto consiste numa possível falha de informação aos acadêmicos de educação física, o que prejudica as ações preventivas e os primeiros socorros em relação aos traumatismos dentários. O que se pretende é identificar o nível de conhecimento dos alunos do curso de educação física do UniFOA, através da aplicação de questionários direcionados aos dois primeiros e aos dois últimos períodos do Curso, identificando possíveis falhas nas orientações recebidas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.