Grau de importância da biosseguranca na visão dos alunos do curso de odontologia do UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2335Palavras-chave:
biossegurança, infecção cruzada, risco ocupacionalResumo
A Biossegurança tem sido definida como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde dos homens e dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. Mesmo com o avanço científico atual, a infecção cruzada representa ainda um risco na prática médica e odontológica. Profissionais da Odontologia são suscetíveis a vários tipos de doenças e a forma mais efetiva para proteção é através da utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), como gorro, óculos de proteção, máscara e avental para toda a equipe. A pesquisa tem como objetivo avaliar os conhecimentos sobre biossegurança com relação às normas universais e aos riscos ocupacionais, e sua importância na visão dos alunos do Curso de Odontologia do UniFOA. O trabalho, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CoEPS) do Centro Universitário de Volta Redonda sob o número 014/11 – CAAE 0014.0.446.000-11, desenvolve-se no Curso de Odontologia do UniFOA através de revisão bibliográfica e aplicação de questionários de autopreenchimento, específicos para este estudo, com questões sobre o conhecimento e grau de importância dado à biossegurança. A participação será voluntária e o questionário anônimo, direcionado
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.