Avaliação do consumo de açúcar/sacarose nos alunos do curso de Odontologia do UniFOA
Palavras-chave:
açúcar, sacarose, cárie dentáriaResumo
Durante os últimos anos, em especial devido ao aumento do consumo de açúcar nas grandes concentrações populacionais, o número de doenças associadas a este consumo tem repercutido na saúde humana, destacando-se entre essas doenças a cárie dentária. O Curso de Odontologia do UniFOA está localizado no campus Olezio Galotti no bairro Três Poços em Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro, possuindo em suas instalações 3 restaurantes e 4 lanchonetes, onde são oferecidos alimentos que apresentam sacarose em sua composição, sendo esse, apontado como o principal substrato para desenvolvimento da doença cárie. No presente estudo foram selecionados aleatoriamente 64 acadêmicos matriculados no curso de Odontologia no período de julho de 2008 a julho de 2009. Foi realizado a partir da aplicação de um questionário contendo perguntas a respeito dos hábitos alimentares dos alunos, com ênfase no consumo de açúcar e sacarose. Foram avaliados o padrão do consumo de açúcar que os acadêmicos adotam para si próprios, ou adotarão na dieta de seus filhos, razões para restrição do consumo de açúcar de seus pacientes, e se os mesmos se consideram capazes de controlar e orientar o consumo de açúcar. Para a organização dos dados, foi utilizado o programa Microsoft Excel versão 2007. Os resultados foram apresentados em tabelas, e toda a análise foi realizada através de cálculo numérico e percentual. O objetivo foi o de estudar os padrões de consumo de açúcar e sacarose nos alunos do Curso de Odontologia do UniFOA, analisando mudanças de comportamento em relação a esse consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.