Quiz de Genética e Biologia Molecular – A experiência discente e docente no desenvolvimento de um material didático
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n11.1002Keywords:
Metologias de Ensino, Tecnologias de Informação, Ensino de Ciências da SaúdeAbstract
Trata-se de relato da experiência da criação de material didático, interativo, em formato digital, como apoio às aulas da disciplina de Genética e Biologia Molecular (GBM), do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA – RJ. O material foi desenvolvido por ex-alunos da disciplina, orientados pelos professores, que elaboraram um roteiro de estudo baseado em perguntas e respostas (Quiz) sobre temas específicos. Foi utilizado o programa Macromedia FLASH MX, visando melhor acessibilidade e contextualização do conteúdo. Este artigo tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a necessidade de criação de novas ferramentas de ensino que poderiam ser implementadas para facilitar o aprendizado do aluno e tornar o ensino mais dinâmico. A realização deste projeto pelos alunos possibilitou, não só o enriquecimento de conhecimento sobre a temática abordada como também o desenvolvimento de habilidades para a elaboração de material didático, o trabalho em equipe em caráter interdisciplinar, além do aprimoramento de apresentação oral e escrita.
Downloads
References
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informá- tica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.
FERREIRA, V. F. As tecnologias interativas no ensino. Quím. Nova, São Paulo, v. 21, n. 6, Nov. 1998. Disponível em:. Acesso em: 25 June 2009. doi: 10.1590/ S0100-40421998000600019.
AlLERY LA. Educational games and structured experiences. Medical Teacher 2004, 26:504-505.
MAGALHAES, CR. O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 3, Selected Edition2007. Disponível em: . Acesso em: 03 Jan 2008
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.