A identidade local como elemento central da alfabetização e do letramento em uma escola dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n50.3919Palavras-chave:
Cultura local, identidade, Anos Iniciais, Colonialidade, InterculturalidadeResumo
O presente estudo se propôs a investigar e refletir sobre a valorização identitária local de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pertencentes a espaços subalternos, no processo de construção coletiva de um registro virtual sobre o bairro onde a escola a qual pertencem, está situada. Como subsídio para a construção do material, uma série de aulas específicas e aulas-passeios foram adaptadas e realizadas com esta turma objetivando o questionamento das heranças coloniais que causam o silenciamento nas produções locais. Através da intervenção foram coletados fotografias, depoimentos e percepções dos estudantes. A metodologia utilizada neste trabalho aproximou-se de uma pesquisa-ação orientada sob perspectiva da interculturalidade crítica. Como resultado, obteve-se a contribuição para a inserção de dados sobre o bairro no website da Wikipédia, que nesse contexto, pode ser entendida como um movimento de contra-hegemonia nesse espaço social. Os resultados obtidos permitem considerar que a intervenção contribuiu para reflexões dos estudantes, assim como, para o reconhecimento e fortalecimento de suas identidades a partir da valorização da multiplicidade cultural, histórica e social local.
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