Andragogia: a forma adequada de aprendizagem para o adulto
Palavras-chave:
Educação, andragogia, aprendizagem de adultos, aprender-fazendoResumo
Este trabalho tem como objetivo promover reflexão sobre a educação à luz da andragogia, visando contribuir para a melhoria do ensino em adultos; transformando-o de objeto a sujeito do processo; subsidiar com a elaboração de uma ferramenta didática informativa sobre a alimentação de adultos e idosos; levando a instrutores, empresas e instituições que lidam a aprendizagem de adultos, a diferença entre a disseminação de conhecimentos sob o olhar andragógico e o pedagógico. No começo do século VII, tiveram início na Europa, as escolas para o ensino de crianças, visando prepará-las para o serviço religioso. Uma série de pressupostos foi utilizada para esse fim, os quais deram origem à pedagogia (do grego: paidos = criança e gogos = educar) e que são utilizados até hoje para fundamentar a educação independente da idade. Hoje se sabe que tais fundamentos são inadequados para outras faixas etárias, senão a infantil. As crianças são dependentes, necessitam de cuidados de terceiros, e a aceitam como normal, esperam a proteção por parte dos professores; na adolescência iniciamse os questionamentos, aparecem as rebeldias e a autoridade do professor deixa de ser absoluta; na idade adulta acumulam-se as experiências, aprendem com os erros, dando conta do que não sabem e quanto esse desconhecimento lhes fazem falta. A andragogia (do grego: andros = adulto e gogos = educar) significa ensino de adultos. Andragogia é a arte de ensinar os adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola viva). No modelo andragógico a educação é de responsabilidade compartilhada entre professor e aluno. A andragogia fundamenta-se no “aprender fazendo”. O professor deve aprender que os adultos preferem que ele lhes ajude a compreender a importância prática do assunto a ser estudado, preferem experimentar a sensação de que cada conhecimento fará diferença em suas vidas, mudará efetivamente suas vidas. Nosso entendimento é de que existe um contínuo, no qual a pedagogia, também conhecida como aprendizagem direcionada, posiciona-se em uma extremidade, enquanto a andragogia facilitada, encontra-se em outra. Logo, é de fundamental importância enfatizar o modelo andragógico nas universidades para maior eficiência educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.