Projeto de Inclusão Digital AAPVR – Tecnologia da Informação com Responsabilidade Social
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n6.941Palabras clave:
Responsabilidade Social, Inclusão Digital, Inserção SocialResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar os métodos e os resultados da inclusão social da população considerada ‘terceira idade’ com base no projeto de Inclusão Digital para a Terceira Idade, nascido de uma parceria entre o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e a Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR).O Projeto de Inclusão Digital do UniFOA, pretende desenvolver ações sociais, pelo trabalho de seus alunos, objetivando contribuir para uma inserção da comunidade da terceira idade num ambiente informatizado, perfazendo a “Inclusão Digital”. Dessa forma, o presente projeto atua também, como um instrumento de inclusão social, não apenas das populações de maior carência sócio-econômica, mas também, atendendo as diferentes faixas etárias de ambos os sexos.
Descargas
Citas
AMARO, R. R. A Exclusão Social Hoje. Disponível em http://www.triplov.com/ista/cadernos/cad_09/amaro.html. Acesso em 24 abr. 2007.
ARAS, V. Exclusão Digital: o que é isto? Disponível em http://www.suigeneris.pro.br/excldig.htm. Acesso em: 19 abr. 2007.
GALVÃO, A. Alfabetismo Digital e Exclusão Social no Brasil. Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em 21 mai. 2007.
NERI, M. C. Mapa da Exclusão Digital. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, Centro de Políticas Sociais, 2003. 143 p.
SILVA FILHO, A. M. Os Três Pilares da Inclusão Digital. Disponível em http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/2/trespilares.htm. Acesso em: 24 abr. 2007.
SPAGNOLO, G. Ações Concretas de Inclusão Digital. Disponível em http://www.aemp.com.br. Acesso em 17 abr. 2007.
LANDIN, Leilah; BERES, Neide. Organizações sem fins lucrativos no Brasil: ocupações, despesas e recursos – estudo internacional comparado. Rio de Janeiro: Nau, 1999.
LANDIN, Leilah; SCALON, Maria Celi. Doações e trabalho voluntário no Brasil: uma pesquisa. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.
PELIANO, Anna Maria T. Medeiros, coord. A iniciativa privada e o espírito público: um retrato da ação social das empresas no Sudeste brasileiro. Rio de Janeiro: IPEA, 2000.
TAVARES, Romero. Aprendizagem Significativa. Revista Conceitos, n.10, 55-60. 2003.
SILVA, M. Que é interatividade?, Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, mai./ago. 1998. Disponível em : <http://www.senac.br/boletim/boltec242d.htm>. Acesso em: 01 jul. 2007.
MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao ensino de Física. 1 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 1983.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H.; Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Warbel & Peck. 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.