Atenção à saúde do idoso: instrumentalizando o profissional de saúde na atenção básica
Palavras-chave:
saúde do idoso, atenção básica, educação, avaliação funcionalResumo
O aumento da expectativa de vida é fato que se observa na atualidade, porém esse processo se dá de maneira heterogênea. No Brasil, o envelhecimento se deu de forma rápida, com dificuldade de reorganização das áreas da saúde e social para suprir as novas demandas. Os cursos de graduação na área da saúde ainda dão pouca ênfase à avaliação propedêutica própria para essa faixa etária e à prática do trabalho multidisciplinar, dificultando aos recém-formados a identificação precoce de riscos de fragilização e consequente perda de autonomia e independência. A avaliação funcional do idoso pode permitir a análise do balanço entre as perdas e os recursos disponíveis para a sua compensação e pode sugerir alterações ainda não diagnosticadas. Os processos de qualificação dos trabalhadores em saúde devem ter como foco o cuidado do idoso, dentro do seu contexto sócio-cultural e suas necessidades individuais. Para a promoção do envelhecimento saudável e manutenção da independência pelo maior tempo possível, é necessário que os profissionais que atuam nos serviços de atenção básica tenham disponíveis tecnologias viáveis que permitam realizar diagnósticos corretos da situação de cada idoso, para planejarem as intervenções com segurança. A proposta é elaborar um DVD educativo que qualifique os profissionais de saúde a realizar a avaliação funcional do idoso, visando estabelecer planos de prevenção de agravos e terapêuticos. Este instrumento deve ter origem nas dúvidas dos profissionais. A pesquisa é descritiva exploratória, a ser desenvolvida em Unidades de Saúde da Família, com profissionais de diferentes categorias funcionais de um município do RJ. Serão aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas sobre o conhecimento a respeito da avaliação funcional geriátrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.