Alfabetizando na Rádio Colônia
Palavras-chave:
alfabetização, audibilidade, rádioResumo
Tomando como referência o estudo: “Musicalização Infantil: Formação Docente para Educação Ambiental”, onde a audibilidade é canal de aprendizagem Edwin Gordon (Teoria de Aprendizagem Musical, 2002), é relevante a importância do projeto “Alfabetizando na Rádio Colônia”, que visa o incentivo à leitura e produção textual dos alunos da Educação Infantil e Ciclo Básico I e II da rede municipal de educação de Porto Real, assim como a participação da família e comunidade escolar na promoção da aprendizagem significativa do exercício da função social e ideia de representação da linguagem oral e escrita, promovido nas tardes de segundas-feiras com a apresentação de alunos em processo de alfabetização com vistas ao letramento, contando inclusive com crianças de 3 e 4 anos oriundas da Creche Municipal, em que produções individuais ou em grupos, tipos variados de textos presentes na realidade escolar (informativo, registro, comunicação, jornalístico, lazer, etc..), leitura de imagens, músicas, poesias, depoimentos sobre projetos em desenvolvimento na escola, compõem o programa semanal, em especial, a estimulação auditiva e atenção focada, através do raciocínio e discriminação, memória e percepção sonora. Salienta-se que a parceria com a comunidade local e responsáveis, muito beneficiam o desenvolvimento dos alunos em todas as fases, sendo a alfabetização um processo contínuo e que demanda perseverança, estímulo e dedicação por suas especificações. A Rádio Colônia, é um meio de comunicação tradicional na cidade na função de veicular informações úteis e responsáveis, por isso, é de grande alcance o referido projeto, almejando que através de sua audiência se possa estimular cada vez mais, a escuta, a leitura e a escrita como exercício permanente da cidadania.
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