Alfabetizando na Rádio Colônia
Palabras clave:
alfabetização, audibilidade, rádioResumen
Tomando como referência o estudo: “Musicalização Infantil: Formação Docente para Educação Ambiental”, onde a audibilidade é canal de aprendizagem Edwin Gordon (Teoria de Aprendizagem Musical, 2002), é relevante a importância do projeto “Alfabetizando na Rádio Colônia”, que visa o incentivo à leitura e produção textual dos alunos da Educação Infantil e Ciclo Básico I e II da rede municipal de educação de Porto Real, assim como a participação da família e comunidade escolar na promoção da aprendizagem significativa do exercício da função social e ideia de representação da linguagem oral e escrita, promovido nas tardes de segundas-feiras com a apresentação de alunos em processo de alfabetização com vistas ao letramento, contando inclusive com crianças de 3 e 4 anos oriundas da Creche Municipal, em que produções individuais ou em grupos, tipos variados de textos presentes na realidade escolar (informativo, registro, comunicação, jornalístico, lazer, etc..), leitura de imagens, músicas, poesias, depoimentos sobre projetos em desenvolvimento na escola, compõem o programa semanal, em especial, a estimulação auditiva e atenção focada, através do raciocínio e discriminação, memória e percepção sonora. Salienta-se que a parceria com a comunidade local e responsáveis, muito beneficiam o desenvolvimento dos alunos em todas as fases, sendo a alfabetização um processo contínuo e que demanda perseverança, estímulo e dedicação por suas especificações. A Rádio Colônia, é um meio de comunicação tradicional na cidade na função de veicular informações úteis e responsáveis, por isso, é de grande alcance o referido projeto, almejando que através de sua audiência se possa estimular cada vez mais, a escuta, a leitura e a escrita como exercício permanente da cidadania.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.