Orientações preventivas para adequação postural a escolares do 1º. segmento do ensino fundamental na cidade de Volta Redonda - RJ
Palavras-chave:
educação postural, promoção de saúde, softwares educativosResumo
Vários autores têm verificado a alta prevalência de alterações posturais e dores nas costas em escolares. No contexto, inúmeros estudos correlacionam estes fatos ao uso arbitrário da mochila escolar, bem como à inadequação do mobiliário escolar aos discentes, que formam um grupo heterogêneo, causando difícil padrão de adaptação às cadeiras e mesas disponíveis. Trabalhos realizados por fisioterapeutas, professores de educação física e ergonomistas, propõem programas de educação postural a alunos de várias faixas etárias, na tentativa de minimizar os prejuízos posturais que podem advir destas desordens. Os Ministérios da Saúde e da Educação têm realizado diversas ações conjuntas no sentido de implementar programas que utilizem a escola como âmbito para promover saúde e cidadania. O Programa Saúde na Escola (PSE- MEC, 2007), que utiliza parceria com o Programa Saúde da Família (MS,2007), visa avaliar as condições de saúde dos alunos com investigação clínica, psicossocial, oftalmológica, auditiva, nutricional, saúde bucal, promovendo a partir daí prevenção em saúde e capacitação de profissionais para monitoramento contínuo destas questões nos estudantes. Tal programa foi implantado em Volta Redonda – RJ, neste ano de 2009, pelas Secretarias de Saúde e de Educação do município, com diversas propostas de intervenção, onde percebemos a possibilidade de atuação deste projeto, favorecendo o tema “Educação para Saúde”. Neste presente trabalho pretende-se elaborar e propor a utilização de um software educativo, contendo informações preventivas a inadequações posturais em escolares. O material poderá ser utilizado como instrumento didático por profissionais do PSE visando fornecer informações de educação em saúde aos discentes do 1º segmento do ensino fundamental deste município. E assim facilitar a introdução destes conteúdos aos escolares como é previsto nos Temas Transversais dos PCNs (MEC, 1997), onde se estabelece que a criança deve conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida, e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.