Escoamento laminar de fluídos em placas planas paralelas
Palabras clave:
escoamento laminar, potência de bombeamentoResumen
Em muitas operações industriais encontram-se situações em que dois líquidos devem escoar simultaneamente por um mesmo duto. Nesse trabalho apresentamos um estudo analítico do escoamento laminar completamente desenvolvido de fluidos imiscíveis (água-óleo) em placas planas paralelas, o que traz importantes consequências para a eficiência da produção, sob o ponto de vista energético, além de ser uma das geometrias mais estudadas na literatura. O fato de o petróleo ser mais viscoso que a água faz com que, no escoamento desses dois fluidos, a água se desloque para a parede da placa. Este filme de água quando inserido no escoamento tem um significativo ganho na redução da potência de bombeamento. Foi feito o desenvolvimento dos perfis de velocidade dos fluidos, o fator de atrito na parede e na interface dos fluidos utilizando como condições de trabalho: gradientes de pressão iguais, vazão mássica total constante e vazão mássica interna constante para diferentes campos de temperatura. A metodologia utilizada foi à solução analítica de equações diferenciais ordinárias, com implementação computacional através da linguagem de programação FORTRAN e utilização de software gráfico “Grapher”. Onde determinamos que a partir de 37°C não existe vantagem em trabalhar com a injeção de água para a redução da potência de bombeamento, para o petróleo (relação de densidade S=0.86). E o resultado para fator de atrito na parede, foi obtido em concordância com resultados clássicos da literatura para condições de um único fluido (f.Re = 96) em placas planas paralelas. Onde é de grande interesse conhecer a espessura ideal de filme de água e a temperatura na qual se obtém a maior redução na potência de bombeamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.