Influência da taxa de deformação
Palavras-chave:
taxa deformação, conformação mecânica, deformação limiteResumo
O conceito de curva limite de conformação (CLC), introduzido inicialmente por Keeler e Goodwin, é um instrumento muito útil tanto para avaliação do comportamento plástico de chapas como para projeto de ferramental e solução de problemas de manufatura por meio de tentativas-e-erros. A taxa de deformação exerce influência nos resultados dos processos de conformação, pois têm ligação direta sobre a velocidade de deslocamento e multiplicação das discordâncias, assim esta acaba exercendo influência sobre as propriedades mecânicas do material. Quanto maior a taxa de deformação maior será a tensão de escoamento e de resistência do material. A taxa de deformação exerce forte domínio sobre a tensão de deformação de processos à quente tendo, normalmente, pequena influência em processos à frio. Foi feita uma análise da influência da taxa de deformação com o objetivo de examinar o controle desta característica de processo mecânico sobre a conformação de chapas, classificando o mais precisamente possível se a influência é favorável ou desfavorável ao processo de conformação mecânica. Para isto, foram realizados ensaios de tração em um aço IF com diferentes velocidades de deformação. Os resultados mostraram que um aumento na taxa de deformação retarda o aparecimento da falha no material, gerando consequentemente maiores valores de deformações limites.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.