A utilização de maquete tridimensional como recurso didático na disciplina de hidrologia e recursos hídricos, para a demonstração de técnicas compensatórias
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n50.3924Palavras-chave:
Maquete; Recurso Didático; Hidrologia; Técnicas CompensatóriasResumo
As maquetes tridimensionais são reconhecidamente um importante recurso didático e instrucional e sua utilização em sala de aula auxiliam o docente de maneira significativa, na transmissão de conhecimentos e visualização de elementos estruturais adotados pela Engenharia Civil para a solução de inundações e alagamentos no meio urbano, contribuindo de forma evidente para o processo ensino-aprendizagem na disciplina de Hidrologia e Recursos Hídricos. Este estudo tem por objetivo evidenciar as fases de construção de uma maquete dinâmica, suas especificidades, descrição pormenorizada das etapas de sua concepção, bem como demonstrar de maneira clara e funcional as medidas estruturais existentes para equacionar os impactos ambientais negativos advindos da ocupação urbana desordenada e suas consequências sobre os sistemas drenagem convencionais. A maquete construída possibilitará aos discentes o entendimento prático das ações concretas de Engenharia Civil expostas na mesma, seu funcionamento e a aplicação das mesmas para a redução do escoamento superficial em áreas altamente urbanizadas e impermeabilizadas. Na maquete confeccionada para apoio a disciplina de Hidrologia e Recursos Hídricos será possível também visualizar a função de técnicas compensatórias como telhados verdes, alagados construídos, bacias de retenção e pavimentos permeáveis (Miguez, Veról e Rezende, 2016) que demonstrem clara e inequivocadamente as vantagens destas soluções alternativas de engenharia que se mostram sustentáveis e viáveis na mitigação e/ou solução dos graves problemas de drenagem urbana que assolam grande parte dos municípios brasileiros.
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