Construindo o conhecimento: experiência, razão, entropia e aprendizagem
Palavras-chave:
educação, aprendizagem, entropia, rendimento escolarResumo
Rosseau (1712 – 1778) intuiu que “nascemos sensíveis e desde nosso nascimento somos afetados de diversas maneiras pelos objetos que nos rodeiam”. O filósofo Immanuel Kant manifestou que “nenhum conhecimento precede a experiência e é com esta que todo conhecimento se principia”. Tais conhecimentos foram corroborados pelo trabalho árduo de Jean Piaget e sua equipe, condensados no livro “Epistemologia Genética”, onde Piaget aborda o desenvolvimento dos conhecimentos, ou seja, o da passagem de um conhecimento mais pobre para um saber mais rico (em compreensão e extensão). Piaget explícita que todo conhecimento resulta de interações que se produzem a meio caminho entre o sujeito e o objeto, e que dependem, portanto, dos dois ao mesmo tempo, e divide o desenvolvimento cognitivo, mental, em função de mecanismos que se encontram envolvidos em diferentes níveis. Piaget conclui que não há como efetuar o “salto” para um nível mais elevado de conhecimento, sem que se passe por níveis, digamos, inferiores. Para os físicos, mas não apenas para eles, é necessário deixar claro que os organismos físicos satisfazem as leis da física, e que satisfazem conceitos puramente mecânicos, quânticos e termodinâmicos. Conhecemos a tendência estatística de que a matéria caminha para a desordem e está relacionada com o princípio geral da segunda lei da termodinâmica (entropia). O cérebro é um ente físico e está sujeito às leis da física, e conhecimento é uma coleta de informações obtidas através da experiência ou através da razão pura. Para se colocar ordem nas informações que estão sendo coletadas pelo cérebro torna-se necessário realizar um trabalho de acordo com a segunda lei da termodinâmica, e este trabalho provém de uma fonte de energia útil (mecânica), que satisfaz a primeira lei da termodinâmica. O rendimento escolar pode ser melhorado quando se entende como ocorre o processo de aquisição de conhecimento. O educador pode intermediar o processo ensino-aprendizagem, mas não pode executar o trabalho para o educando, uma vez que o processo de aprendizagem é algo que ocorre internamente, em função do trabalho executado pelo cérebro de alguma forma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.