Análise de dados estatísticos obtidos por alunos de cursos de engenharia em simulado relacionado com o ENADE
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2267Palavras-chave:
ENADE, simulação estatística, cursos de EngenhariaResumo
No presente trabalho apresentam-se dados estatísticos relacionados com simulações de provas do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho Estudantil – ENADE, do ano de 2005. As simulações foram aplicadas aos alunos do 9° período do curso de Engenharia, de determinada instituição de ensino superior. Através da base de dados, retirados da referida simulação, foi avaliado o rendimento dos alunos concluintes em engenharia, em relação aos conteúdos programáticos do curso em questão. O ENADE (Exame Nacional de Desempenho Estudantil) tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências, ainda, verificar o desempenho em questões transdisciplinares, envolvendo o conhecimento mais geral. A grande vantagem do ENADE é permitir ao estudante demonstrar que possui as qualidades necessárias ao bom exercício profissional. A partir do ano de 2009 o Exame passou por reformas, onde todos os ingressantes e formandos passaram a ser obrigados a prestar o exame. Salienta-se que essa nova característica do Exame permite identificar o nível de todos os alunos no ingresso e na saída do curso, constituindo-se como um termômetro das instituições sobre a necessidade ou não de programar ajustes e revisão em seus cursos. Os estudantes que obtêm uma boa colocação no ENADE possuem um diferencial, ao tratar-se da competitividade de mercado, uma vez que o mesmo absorverá os profissionais que comprovarem um melhor preparo para o exercício de sua profissão. A análise dos resultados obtidos com o simulado demonstra que à medida que os estudantes alcançarem uma compreensão mais profunda da razão do por que preocuparem-se em obter um grau satisfatório no ENADE, o resultado obtido pelos mesmos deverá ser satisfatório.
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