Análise de dados estatísticos obtidos por alunos de cursos de engenharia em simulado relacionado com o ENADE
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2267Palabras clave:
ENADE, simulação estatística, cursos de EngenhariaResumen
No presente trabalho apresentam-se dados estatísticos relacionados com simulações de provas do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho Estudantil – ENADE, do ano de 2005. As simulações foram aplicadas aos alunos do 9° período do curso de Engenharia, de determinada instituição de ensino superior. Através da base de dados, retirados da referida simulação, foi avaliado o rendimento dos alunos concluintes em engenharia, em relação aos conteúdos programáticos do curso em questão. O ENADE (Exame Nacional de Desempenho Estudantil) tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências, ainda, verificar o desempenho em questões transdisciplinares, envolvendo o conhecimento mais geral. A grande vantagem do ENADE é permitir ao estudante demonstrar que possui as qualidades necessárias ao bom exercício profissional. A partir do ano de 2009 o Exame passou por reformas, onde todos os ingressantes e formandos passaram a ser obrigados a prestar o exame. Salienta-se que essa nova característica do Exame permite identificar o nível de todos os alunos no ingresso e na saída do curso, constituindo-se como um termômetro das instituições sobre a necessidade ou não de programar ajustes e revisão em seus cursos. Os estudantes que obtêm uma boa colocação no ENADE possuem um diferencial, ao tratar-se da competitividade de mercado, uma vez que o mesmo absorverá os profissionais que comprovarem um melhor preparo para o exercício de sua profissão. A análise dos resultados obtidos com o simulado demonstra que à medida que os estudantes alcançarem uma compreensão mais profunda da razão do por que preocuparem-se em obter um grau satisfatório no ENADE, o resultado obtido pelos mesmos deverá ser satisfatório.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.