Estilos de ensino para a docência em Educação Física: aspectos históricos e conceituais

Authors

  • Cláudio Delunardo Severino Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Érik Imil Viana Farani Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Aline Menezes de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Juliete Rosana Machado Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n25.206

Keywords:

Estilos de ensino, conceitos, características.

Abstract

O problema central deste trabalho se apresentou durante o nosso processo de formação profissional, através das diferentes disciplinas no curso de Licenciatura em Educação Física (EF), principalmente pelas experiências absorvidas no estágio, onde pudemos perceber aulas muito parecidas e deveras repetitivas nos levando a refletir sobre uma falta de conhecimento teórico por parte dos docentes, no que se refere aos diferentes métodos de ensino. O objetivo geral a que se propõe este trabalho é o de conhecer, discutir e refletir sobre a importância dos estudos referentes aos métodos de ensino em EF, e para os específicos conceituar e caracterizar os diferentes estilos de ensino apresentados por Mosston e estudados por diversos autores; Instigar professores a buscarem novos métodos que propiciem o surgimento de situações onde os alunos possam vivenciar diferentes experiências de ensino - aprendizagem e o de motivar e encorajar docentes a utilizarem diferentes estilos de ensino em suas aulas. Para realização deste estudo, foi empregada a metodologia baseada na pesquisa bibliográfica, expondo os diferentes julgamentos de estudiosos que tratam do tema em questão especialmente, Faria Junior (1982); Benites e Souza Neto (2006); Gozzi e Ruete (2006); Heine et al. (2009); Krug (2009) e Moura (2009) A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, e utilizou-se o método descritivo da bibliografia e abordagem qualitativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudio Delunardo Severino, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Érik Imil Viana Farani, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Aline Menezes de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Graduada em Educação Física

Juliete Rosana Machado Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Graduada em Educação Física

References

BENITES, L. S.; SOUZA NETO, S.. Os Saberes Docentes e a Prática Pedagógica nas Tendências de Ensino da Educação Física. 2006. Disponível em: . Acesso em: 18 Fev. 2012.

CRUZ, C; RIBEIRO, U. Metodologia Científica: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2003.

FARIA JUNIOR, A. G. Prática de ensino em educação física: estágio supervisionado. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.

GOZZI, M. C. T.; RUETE, H. M. Identificando estilos de ensino em aulas de educação física em segmentos não escolares. 2005. Artigo. – Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, ano 5. n. I, 2006.

KRUG, D. F. Metodologia do ensino: educação física. Curitiba: JM Livraria Jurídica, 2009.

MOURA, D. L. A Educação Física Escolar e os estilos de ensino: uma análise de duas escolas do Rio de Janeiro. 2009. Disponível em: . Acesso em 18 Fev. 2012.

SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

TANI, G; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Published

2014-08-10

How to Cite

SEVERINO, Cláudio Delunardo; FARANI, Érik Imil Viana; OLIVEIRA, Aline Menezes de; PEREIRA, Juliete Rosana Machado. Estilos de ensino para a docência em Educação Física: aspectos históricos e conceituais. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 9, n. 25, p. 113–119, 2014. DOI: 10.47385/cadunifoa.v9.n25.206. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/206. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Biológicas e da Saúde

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.