Violência na escola: uma análise dos atos agressivos cometidos em escolas do rio de janeiro
Palavras-chave:
Agressores. Escola. Bullying.Resumo
O presente artigo é baseado nas informações que o grupo de pesquisa GEPA (UNICAMP/FEF) vem recolhendo em seu estudo sobre a violência e mais especificamente sobre o fenômeno bullying, que está sendo realizado em escolas públicas de vários Estados do país com o objetivo de analisarmos a agressividade no ambiente escolar. Nesse trabalho apresentamos os dados coletados em duas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, sendo uma escola com ensino fundamental II(6° ao 9° ano) e ensino médio (1° ao 3° ano) e uma escola apenas com ensino médio (1° ao 3° ano). Para a realização da pesquisa utilizam os como instrumento um questionário com 54 perguntas fechadas. Dentre essas, destacamos as seguintes para a atual apresentação: Você teve para com algum colega, na escola ou nas suas imediações, alguma atitude e/ou comportamento de agressão? Em que local ocorreram essas situações? Essas ações foram praticadas em grupo com outros colegas ou sozinho? Consideramos essas questões importantes para nos auxiliarem a compreender as características dos relacionamentos que são instituídos no interior do espaço escolar. No ensino fundamental II, 115 alunos responderam ao questionário e no ensino médio 145 alunos, totalizando 260 alunos de ambos os sexos, sendo uma classe de cada ano nas escolas pesquisadas. Os resultados evidenciam que os alunos agressores atuam principalmente em sala de aula (26%) e sozinhos (58%). Quanto ao gênero, 57% dos alunos agressores são meninas, indicando que estas praticam atos agressivos tanto quanto os meninos. Acreditamos que os comportamentos agressivos no meio escolar precisam ser estudados mediante embasamento teórico e prático, sendo esta condição indispensável para compreensão destas referidas condutas e que a interdisciplinaridade deve se fazer presente em conjunto com a prática profissional baseada em estudos científicos para a compreensão dos atuais desenvolvimentos comportamentais.
Downloads
Referências
BALLONE, G. J. Violência e Agressão, da criança, do adolescente e do jovem. Disponível em . Acesso em: 26 out.2008.
CAVALCANTE, M. Como Lidar com Brincadeiras que Machucam a Alma. Revista Nova Escola, ano XIX, no.178, dez. 2004.
FANTE, C., Fenômeno Bullying. Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus Editora, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LUCINDA, M.C; NASCIMENTO, M.G; CANDAU, V.M. Escola e Violência. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LUCON, P. N; SCHWARTZ, G. M. Educação Solidária: compartilhar é divertido. Laboratório de Estudos do Lazer – Departamento de Educação Física (IB/UNESP/Rio Claro) 2004.
OLIVEIRA, F.F.; VOTRE, S.J. Bullying nas aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v.12, n.02, p.173-197, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.