Importância da Psicomotricidade na Construção do saber no Ensino Superior do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Autores/as

  • Hilda Torres Falcão Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Cíntia Delesposti Ramos Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Denian Alexandre Pires Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Jozilene da Silva Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Márcia Christine da Silva Peixoto Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n3.857

Palabras clave:

Ensino Superior, Psicomotricidade, Construção do Saber.

Resumen

Tendo em vista o contexto atual do Ensino Superior no mundo contemporâneo, a proposta deste trabalho é enfocar, numa visão interacionista e dialética, a importância entre a Psicomotricidade e a construção do saber; sensibilizar a comunidade acadêmica a estar mais atenta a fim de perceber e interessar-se pelo discente na sua totalidade e, também, a refletir sobre a importância da inter-relação (docente – discente) tão fundamental para a construção do saber, possibilitando com isso um desenvolvimento intelectual ajustado aos integrantes da vida acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, A. R. S. A emoção em sala de aula. Campinas, Papirus, 1999

ALVES, R. Conversa com quem gosta de ensinar. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988 (p.47)

ANAIS DO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOMOTRICIDADE: uma realidade transdisciplinar, Olinda: SBP (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade), 2002.

BARTHES, R. Do obvio e lo obtuso, Madrid: Piados, 1986.

BASTIEN, C. Lê decalage entre logique et connaisscence, in Courrier du CNRS, n. 167 79, Sciences Cognitives, outobro, 1992.

BASTOS, L da R et al. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses e monografias. Rio de Janeiro: LTC (Livros Técnicos e Científicos), 2003.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, nº 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996

BRAZIELLAS, M. de L. M. Questões da universidade contemporânea: contribuições para uma didática contextualizada no ensino superior. Rio de Janeiro: Editora Central Universidade Gama Filho, 1998.

CAMUS, L.L. O Corpo em Discussão, Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FAVERO, M. de L. de A. A Universidade Brasileira em busca de sua identidade. Petrópolis: Vozes, 1977.

FONSECA, V da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

———————. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FRAGA, M. D. da. Universidade: concepções, conceitos, projetos, Dissertação (Mestrado em Educação), Fundação Getulio Vargas Bibliografia, (p. 24), 1982.

HOLANDA, A B. de. Novo Dicionário da Língua Portuguesa, 2004.

LEVIN, E. A Clínica Psicomotora: o corpo na linguagem. Petrópolis: Vozes, 2000

MARCONI, M de A., et al. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas AS, 2002.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez. 2003.

SABOYA, B. Bases Psicomotoras: aspectos neuropsicomotores e relacionais no primeiro ano de vida. Rio de Janeiro: Trainee, 1990.

Publicado

2017-03-23

Cómo citar

FALCÃO, Hilda Torres; RAMOS, Cíntia Delesposti; PIRES, Denian Alexandre; DA SILVA, Jozilene; DA SILVA PEIXOTO, Márcia Christine. Importância da Psicomotricidade na Construção do saber no Ensino Superior do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 3, p. 92–99, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v2.n3.857. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/857. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.