Estudo da fauna parasitária gastrintestinal de primatas mantidos em cativeiro no zoológico municipal de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil
Palavras-chave:
protozoários, helmintos, gastrintestinal, primatasResumo
Entre maio e setembro de 2010 foram realizadas coletas de amostra fecal de dez espécies de primatas, não humanos, do Zoológico Municipal de Volta Redonda, com o objetivo de identificar a fauna parasitária do trato gastrintestinal desses animais. O material fecal foi coletado com auxílio de espátulas de madeira, sendo coletado a região superior e central da amostra. O mesmo foi acondicionado em coletores plásticos contendo 15 ml, fixado em Solução de Formaldeído (10%; tamponada) ou MIF (Mertiolato Iodo Formaldeído). As amostras de fezes coletadas nos recintos dos animais foram submetidas aos exames parasitológicos de concentração: técnica de sedimentação espontânea de Hoffmann, Pons e Janer (HPJ) e de flutuação de Willis (Solução Saturada de Cloreto de Sódio). Além do exame microscópico, também foi realizado o exame macroscópico das fezes. Segue as espécies de primatas estudados e seus respectivos parasitos: Cebus apella (Nematoda: Ancylostoma sp.); Cebus albifrons (Nematoda: Ancylostoma sp.); Ateles belzebuth marginatus (Nematoda: Ancylostoma sp.; Ascaris sp.); Ateles paniscus chamek (Nematoda: Ancylostoma sp.; Trypanoxyuris (Trypanoxyuris) minutus., Ascaris sp.; Enterobius sp.); Alouatta guariba (Nematoda: Ascaris sp.; Ancylostoma sp.); Alouatta sara (Nematoda: Ascaris sp., Ancylostoma sp.; Endamoebidae: Entamoeba sp.); Lagotrix lagotricha (Nematoda: Ancylostoma sp.; Ascaris sp.); Macaca mulatta (Eucoccidiida: Criptosporidium sp.; Endamoebidae: Entamoeba sp.; Nematoda: Ascaris sp., Ancylostoma sp.); Papio anubis (Nematoda: Trichuris sp., Ancylostoma sp., Ascaris sp.; Endamoebidae: Entamoeba sp.); e Papio hamadryas (Nematoda: Trichuris sp.).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.