Futsal não é apenas para homem: um reconhecimento das especificidades da mulher na quadra
Palavras-chave:
futsal, especificidades, gêneroResumo
Por que o futsal feminino não tem a mesma visibilidade e prestígio que a mesma modalidade praticada pelos homens? As características biopsicossociais dos indivíduos do sexo feminino podem influenciar nesta questão? Podemos considerar que existe alguma postura preconceituosa em relação às praticantes de futsal? Em diversas ocasiões, durante as aulas de Educação Física escolar, os jogos de futebol ou futsal mistos são promovidos com o intuito de possibilitar às meninas de jogarem com os alunos “melhores do que elas”. Neste caso, o professor, mesmo que inconscientemente, reproduz o discurso de que, na verdade, o homem nasceu para jogar futebol ou futsal, e não a mulher. O presente estudo tem como objetivo compreender as particularidades físicas, psicológicas e culturais que envolvem a participação feminina no esporte, aqui em particular o futsal. Para isso, investigamos o desporto feminino em geral, bem como as suas particularidades, além de analisarmos o comportamento e a participação feminina no futsal. A metodologia empregada será uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, desenvolvida a partir da discussão de diversos autores que já abordaram o tema em questão, dentre eles Daólio (1995), Simões (2002; 2004), entre outros. O seu objetivo é possibilitar uma maior compreensão do problema, bem como uma investigação das possibilidades de intervenção por meio de ações pedagógicas realizadas por parte do professor de Educação Física em relação à prática do futsal por mulheres. É notória a presença das relações de poder tanto no esporte em geral como também, especificamente, no futsal. A presença deste poder justifica-se principalmente pelo fato de que o campo esportivo é, na maioria das ocasiões, uma mera reprodução das relações de gênero presentes na sociedade, nas quais invariavelmente coloca o homem numa condição superior à mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.