Doença obstrutiva das vias biliares intra-hepáticas
relato de caso
Palabras clave:
coledocolitíase, cirurgia, tratamentoResumen
Colestase é a situação em que a bile, produzida pelo fígado, falha em alcançar o duodeno, podendo ocorrer por obstrução da árvore biliar intra-hepática. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de litíase da via biliar intra-hepática operado no Hospital Munir Rafful. A.M, 43 anos, masculino. Queixa principal: vômitos, cólicas, dor em hipocôndrio direito e epigastro. Piora dos sintomas com a ingestão de alimentos gordurosos. Nega diarréia, colúria, acolia, prurido cutâneo, febre e astenia. Ictérico +/4+, Refere episódios parecidos durante os últimos 4 anos e emagrecimento de cerda de 12kg. HAS há 5 anos e epilepsia desde aos 8 anos. Abdome flácido, doloroso a palpação de hipocôndrio direito e epigastro, sinal de Murphy positivo, peristalse presente. Iniciou-se cipro e ranitidina. Solicitado US de abdome que foi normal. Internado e solicitado TC de abdôme: dilatação da vesícula biliar assim como das vias biliares com imagem sugestiva de cálculo em seu interior. Mas foi através de uma colangiorressonância realizada na mesma in[1]ternação que se confirmou cálculos com cerca de 2,0 e 1,2 cm respectivamente no ducto hepático comum, outros com cerca de 0,5 a 0,8 cm em junção de ductos biliares no ramo esquerdo, um com cerca de 0,7 cm em ductos secundários da árvore biliar direita. A cirurgia indicada foi colecistectomia com coledocotomia, extração dos cálculos das vias biliares e coledocojejunostomia em Y de RouX, obtendo boa evolução pós operatória.Os cálculos nos ductos biliares, embora menos presentes que na vesícula biliar, são a causa mais comum de icterícia obstrutiva intra e extrahepática, levando á infecções graves. O tratamento deve envolver o uso de antibióticos e a rápida desobstrução das vias biliares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.