Estudo de tratabilidade em escala piloto de processo de fitorremediação aeróbio-anaeróbio para pós tratamento de esgoto sanitário
Palavras-chave:
Pós-tratamento de esgotos, tratamento com macrófitas, “wetland”Resumo
O trabalho em questão tem como objetivo geral identificar e avaliar a potencialidade de filtros plantados com macrófitas no pós-tratamento do efluente da estação anaeróbia (RAFA) de tratamento - ETE de Santa Cruz em Volta Redonda, que possui atualmente uma deficiência no tratamento do esgoto doméstico. A base metodológica empregada conduziu um experimento de campo, onde foram construídos e estudados 2 (dois) tipos de Filtros Plantados com Macrófitas (FPM). O primeiro FPM é do tipo aeróbio e plantou-se com Papiro (Cyperus papyrus), uma espécie de macrófita muito utilizada neste tipo de trabalho e com grande eficiência na remoção de matéria orgânica de efluentes sanitários. O segundo FPM é do tipo anaeróbio e plantou-se com outra espécie de macrófita, o Copo de Leite (Zantedeschia aethiopica) possuindo uma exuberância natural. Após um mês de funcionamento dos FPM, para aclimatação das macrófitas, foram realizadas análises do efluente do sistema global, obtendo-se os seguintes resultados: a) Redução de 90% da DBO5; b) Redução de 74% do NKT; c) Melhoria significativa no aspecto físicoquímico, com redução de 91% e 94% da cor e turbidez respectivamente e; e) Redução de 99% Coliforme Fecal. Os dados levantados em planta piloto quanto aos FPM, no tratamento de efluente do RAFA, indicaram que a sua eficiência mostrou-se satisfatória, notando-se uma melhor eficiência do filtro aeróbio em relação ao filtro anaeróbio, e a melhor adaptação do Papiro ao meio em relação ao Copo de Leite.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.