Tumor abdominal retroperitoneal
relato de caso
Palavras-chave:
neoplasia, retroperitoneal, cirurgiaResumo
Os tumores retroperitoneais são raros e correspondendo a menos de 0,1% de todos os tumores malignos. Destes, 10% a 15% localizam-se no retroperitônio. Geralmente atingem grandes dimensões, e o acometimento de órgãos adjacentes é freqüente. Tem como características massa abdominal assintomática. Dor abdominal discreta presente em metade dos casos. Os sintomas ocorrem dependendo da localização do tumor, dentre eles gastrointestinais como hemorragia, plenitude pós-prandial, perda de peso, alteração de hábito intestinal. Relatamos um caso de tumor abdominal retroperitoneal. Homem, 64 anos, branco. Em setembro de 2009, referiu constipação há pelo menos 25 dias, eliminando apenas gases. Abdome globoso, doloroso à palpação em epigástrio e mesogástrio. Massa endurecida, fixa, palpável em hipocôndrio e flanco esquerdo, até cerca de 8 cm do rebordo costal à esquerda. Em novembro de 2008 realizou uma colonoscopia: pequeno mamilo hemorroidário externo. Em julho de 2009 paciente realizou US abdominal: massa sólida heterogênea situada no mesogástrio, organizada medindo 134 x 84mm. Em agosto de 2009 submeteu-se a uma TC de abdome superior e pelve: volumosa formação expansiva heterogênesa retroperitoneal à esquerda, exibindo focos grosseiros amorfos de calcificações, com grande crescimento exofítico anterior, sem plano de clivagem definido com a borda inferior e interna do baço, que está aumentado de volume (ocupando grande parte do hipocôndrio esquerdo), bem como da adrenal, corpo-cauda pancreáticos e grande curvatura gástrica, exibindo discreto realce pelo meio de contraste, medindo aproximadamente 15,0cm x 12,0cm de diâmetro axial máximo. Vasos esplênicos extasiados em relação à borda anterior do baço. O rim esquerdo está comprimido e rechaçado posteriormente, porém com nítida interface com a mesma. Próstata globosa e heterogênea, protruindo e elevando o assoalho vesical. Presença de ateromatose aórtica, sem evidências de linfonodomegalias. Em 07 de setembro de 2009 realizou-se a laparotomia exploradora associada à biópsia de tumor retroperitoneal. Observou-se massa pétrea, imóvel, de cerca de 15 cm de diâmetro sem plano de clivagem com pâncreas, estômago, rim esquerdo e baço, em quadrante superior esquerdo retroperitoneal, para a retirada de fragmentos para análise histopatológica. O material é enviado no mesmo dia ao laboratório para análise histopatológica. Os tumores abdominais retroperitoneais são raros. Os exames de imagem normalmente não são claros, é preciso associá-los a biópsia. Com isso é necessário cuidado não só durante a abordagem com o paciente, mas sim no procedimento, que envolve habilidade, higiene e eficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.