Adenocarcinoma gástrico
relato de caso
Palavras-chave:
neoplasia, estômago, cirurgiaResumo
O adenocarcinoma gástrico representa 90% a 95% das neoplasias gástricas. A maior incidência ocorre em homens, por volta dos 70 anos. Descrevemos um caso de câncer gástrico operado no Hospital Munir Rafful. Paciente E.C., 79 anos, masculino. Queixa principal: epigastralgia. Refere á dois meses ter procurado assistência médica com dor epigástrica e emagrecimento de 5 kg em 2 meses . A EDA eviden[1]ciou lesões ulcerativas em antro e fundo gástrico e a biópsia revelou ser um adenocarcinoma gástrico. TC não mostrou metástases. Achados operatórios: presença de lesão endurecida, 3 cm de diâmetro em fundo e antro gástrico, ausência de metástase hepática, ausência de carcinomatose peritoneal. Foi submetido á gastrectomia total com reconstrução em Y de Roux e esplenectomia. Por conta de queda do hematócrito e um débito do dreno de 1200 ml de sangue/24h, o paciente foi encaminhado novamente ao centro cirúrgico para uma relaparotomia no dia seguinte. Na relaparotomia observou-se hemoperitôneo e alça jejunal distendida. Realizou-se revisão da hemostasia, ressecção do coto da alça jejunal e drenagem da cavidade, com boa evolução pós-operatória. O anatomopatológico evidenciou adenocarcinoma gástrico com infiltração mucosa e submucosa, gastrite crônica superficial com metaplasia intestinal colônica, fibrose de parede e um linfonodo com metástase. O corte da anastomose esôfago-jejunal apresentava congestão, edema e infiltrado linfoplasmocitário focal com ausência de neoplasia. No jejuno havia enterite aguda e strongiloidíase. Dados estatísticos revelam um declínio da incidência do câncer gástrico, especificamente nos Estados Unidos, Inglaterra e em outros países mais desenvolvidos, porém em nosso meio continua aumentando e sendo diagnosticado tardiamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.